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17 Agosto 2018 | Roberto Sadovski

Plataformas de streaming estreitam relações com o cinema tradicional

YouTube faz acordo de distribuição; Amazon planeja comprar rede de cinema histórica

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(Foto: Máquina do Esporte/Shutter Stock)

Muitos enxergam os serviços de streaming como “inimigos” do cinema, pois essas empresas aumentam a oferta de títulos para serem consumidos em casa, ao mesmo tempo em que os exibidores lutam para atrair os espectadores às salas. No entanto, acontecimentos recentes estão dando novo fôlego nos modelos de negócio tradicionais de distribuição e exibição, como também estão ajudando a materializar filmes que, nessa era de blockbusters, talvez não tivessem a chance de sair do papel.

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É o caso do YouTube, a mais tradicional plataforma de streaming do mundo, que está se unindo à produtora e distribuidora americana Roadside Attractions para lançar o thriller Viper Room, que traz a vencedora do Oscar Susan Sarandon no papel principal. É o tipo de filme que espera uma janela durante a temporada de premiações no fim do ano, em busca de encontrar seu público. A parceria da Roadside com o YouTube garante, além do lançamento nos cinemas americanos em 26 de outubro, depois de sua estreia no Festival de Toronto, sua exibição na plataforma YouTube Premium em 2019.

A Amazon, por outro lado, planeja ir além. O Bloomberg revelou planos do gigante do varejo digital para adquirir a rede de cinemas Landmark Theaters, uma das mais tradicionais dos Estados Unidos. Presente em mais de 50 localidades espalhadas pelo país, a Landmark é especializada no cinema independente e conta com 250 salas em 27 mercados, incluindo Nova York, Chicago, Los Angeles e São Francisco.

É uma decisão que vem como consequência do investimento da empresa em produção de conteúdo para streaming, TV e cinema, e ainda, que se fortaleceu após o Departamento de Justiça americano anunciar sua intenção em reavaliar uma lei em vigor há sete décadas que impede estúdios de cinema de serem proprietários de redes de cinema. Com filmes como A Criada, Manchester à Beira Mar e Roda Gigante em seu catálogo, agora a Amazon quer diminuir a distância entre produção e distribuição. O próximo filme do estúdio, A Vida em Si, será distribuído no Brasil pela Paris Filmes.

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