Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Política

11 Setembro 2018 | Fernanda Mendes

MPA e outras entidades propõem Plano Nacional de Combate à Pirataria

Órgãos irão participar de debate com os assessores de campanha dos presidenciáveis

Compartilhe:

*Imagem Meramente Ilustrativa (Foto: Venture Insights)

Com as eleições presidenciáveis chegando, a MPA (Motion Picture Association) participará de um debate em Brasília na próxima quinta-feira, dia 13, para alertar sobre as perdas que a pirataria pode causar à economia do País. A ideia é exigir aos candidatos que haja a implementação de um Plano Nacional de combate à pirataria.

Publicidade fechar X

O debate contará com a participação dos assessores de campanhas, de associações e setores da indústria audiovisual e da indústria criativa. “Para o setor audiovisual, o enfrentamento é ainda mais importante no que diz respeito à pirataria digital que representa grandes prejuízos ao setor, que tem um peso na economia brasileira já maior que a indústria do turismo”, diz o comunicado oficial da MPA.

A entidade participa com outras 11 associações da Frente de Combate à Pirataria, que apresentará uma carta aberta durante o evento. O documento prova que a indústria criativa é um dos segmentos com maior taxa de crescimento nos últimos anos e, a falta de inovação e de segurança jurídica afasta investimentos e a geração de empregos no País.

“O protagonismo comercial de um país está relacionado ao ciclo de criatividade que gera inovação, que gera valor agregado a produtos industrializados, que gera patentes e que, no fim, gera riquezas e produção industrial robusta”, reforça a carta.

Apenas em 2017, o Fórum Nacional contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP) estima que a movimentação de produtos pirateados e contrabandeados movimentou R$ 146,3 bilhões no mercado ilegal. Aliás, o Brasil está em terceiro lugar no ranking global de perdas para o mercado ilegal e até 2022 é esperado que o País perca US$ 2,5 bilhões para a pirataria online. (Os dados são do estudo Digital TV Research).

O Brasil também é recordista mundial na demora de registro de patentes. Em média, um registro leva mais de 10 anos entre o requerimento e a decisão do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

O evento será realizado a partir das 9h e as inscrições são gratuitas. Podem ser feitas, com envio de nome, entidade e telefone para o e-mail frentedapropriedadeintelectual@gmail.com

Compartilhe:

  • 0 medalha