Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Polêmica

17 Setembro 2018 | Roberto Sadovski

AMC finaliza processo que quebrou a rede independente Viva Cinemas

Ação corria desde 2015 e envolvia uma suposta conspiração do gigante dos cinemas com grandes estúdios de Hollywood

Compartilhe:

*Imagem Meramente Ilustrativa (Foto: EXM Partners)

O julgamento marcado para iniciar hoje (17 de setembro), terminou com um acordo feito a portas fechadas entre a AMC, maior rede de cinemas do mundo, e a Viva Cinemas, que encerrou suas atividades em dezembro de 2013. O processo, iniciado em 2015, acusava a AMC de bloquear grandes lançamentos em “conspiração” com a Disney, Sony e Universal – os filmes chegavam às telas da rede Viva meses depois de estrear em grande circuito.

Publicidade fechar X

O caso veio à luz em 2013, quando a empresa independente começou a operar em Houston, no Texas, oferecendo filmes para a comunidade latina com legendas em espanhol, além de produção da América Latina em seu idioma original. Poucos meses depois do início de suas operações, a Viva viu seu negócio decair com a concorrência de um multiplex AMC na mesma região, que trazia blockbusters legendados com exclusividade, além dos lançamentos em espanhol com antecedência. A Viva Cinemas foi obrigada a encerrar suas atividades e, dois anos depois, entrou com a ação.

Em agosto do ano passado, um juiz federal no Texas negou a possibilidade de um julgamento sumário requerido pela AMC, o que abriu a possibilidade de um processo aberto envolvendo estúdios e donos de cinemas, o primeiro desde 1948. O acordo, porém, encerra o drama: “As duas partes chegaram a um acordo razoável e não tem mais comentários sobre o assunto”, comunicou o advogado da Viva Cinemas, Michael Hawash.

Compartilhe:

  • 0 medalha