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20 Setembro 2018 | Fernanda Mendes

Mercado de venda online de ingressos na China está ameaçado pela regulamentação

Empresas concediam descontos altos para o público, causando distorção no mercado de cinema

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(Foto: Fotolia)

O mercado de venda online de ingressos para cinema é um grande negócio na China. Este setor é responsável por 90% das vendas de tickets no país. No entanto, as empresas deste ramo serão banidas em breve pelos agentes reguladores chineses.

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Acontece que para ganhar participação de mercado, essas empresas de venda online concediam diversos descontos ao público, muitas vezes em valores discrepantes. Segundo o site The Hollywood Reporter, no fim de semana alguns ingressos online valiam menos de 10 RMB (cerca de US$ 1,46).

Por isso, na semana passada, as autoridades reguladoras se encontraram com grandes redes do país como a Dalian Wanda Group e China Film Group para comunicar sobre a proibição de subsídios, que estão causando distorções nos números de vendas do país.

Para se ter uma ideia, em 2015 a receita anual da bilheteria cresceu em 47%, um verdadeiro boom nos números. Mas em 2016 este crescimento despencou para apenas 4%.

Esta onda de descontos e subsídios chegaram até mesmo aos distribuidores chineses, que também foram pegos comprando os ingressos de seus próprios filmes para convencer o mercado de o longa é altamente procurado. No entanto, os estúdios de produção do país não apoiam a prática. Segundo eles, os subsídios tornaram-se uma parte cara, mas inevitável, do marketing de filmes. No entanto, os ganhos coletivos estão longe de ser claros.

Outra mudança que está prevista é que será obrigatória a cobrança de taxas de serviço para dois yuans por ingresso. Agora, com a revisão dos reguladores, essas empresas estão ameaçadas.

Os dois líderes da venda online atualmente são o Tao Piao Piao (da Alibaba Grouo) e o Maoyan (da Tencent). Agora, essas regulamentações significam dois lados: apesar de as empresas não precisarem mais gastar tanto em subsídios aos consumidores, por outro lado, essas regras significam preços de ingressos mais altos, fazendo com que o público possa se afastar.

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