Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Política

24 Setembro 2018 | Fernanda Mendes

Quinto encontro entre exibidores e a ANCINE debateu a Regra da Dobra

Christian de Castro reforçou a importância de novas políticas públicas para escoar a produção nacional com visibilidade

Compartilhe:

Reunião na sede da ANCINE (Foto: ANCINE)

A quinta edição do Encontro da Câmara Técnica do Segmento de Mercado de Salas de Exibição foi realizada na semana passa (dia 20) na sede da ANCINE no Rio de Janeiro (RJ).



Desta vez, o principal assunto do debate foi a Regra da Dobra, que trata da permanência dos filmes nas salas de cinema. A lei, que foi criada em 1977 pelo Concine, em um momento em que o cinema ainda não tinha um cenário de multiprogramações, enfrenta alguns problemas de adequação à nova realidade. “Hoje, a Regra da Dobra se aplicaria há apenas 2% do cinema, dada a mudança ocasionada pela multiprogramação”, ressaltou Luana Rufino, superintendente de análise do mercado.

O diretor-presidente da agência, Christian de Castro, ressaltou a importância dos encontros com os exibidores para conseguir interpretar como o mercado está se equilibrando. “Com a aferição da cota de tela por sessão única de cinema e com a digitalização do parque exibidor brasileiro, surge um novo modelo de negócios no mercado, flexibilizando a distribuição das obras audiovisuais. Precisamos pensar políticas públicas que visem escoar a produção nacional com visibilidade”.

No encontro estavam presentes representantes importantes do mercado como Adhemar de Oliveira (REDIF - Rede de Distribuição de Filmes Independentes); Antônio Carlos Caio Silva (ABRAPLEX - Associação das Empresas Cinematográficas Operadoras de Cinema Multiplex); Silvia Cruz (ANDAI); Jorge Peregrino (Academia Brasileira de Cinema); Ilda Santiago (Grupo Estação); Marcio Fraccaroli e Jorge Assumpção (Paris Filmes); Vinicius Pagin (Cinemark); Cesar Silva (Paramount); Paulo Lui (AEXIB -Associação dos Exibidores Brasileiros de Cinema de Pequeno e Médio Porte); Daniel Caetano (ABRACI - Associação Brasileira de Cineastas); Gilberto Leal (Sindicato dos Exibidores do Rio de Janeiro), Luiz Severiano Ribeiro (ABRACINE), Luiz Gonzaga Assis de Luca (FENEEC) e Rodrigo Saturnino (Secretaria de Cultura de São Paulo).

A última edição do encontro entre a ANCINE e os exibidores ocorreu no mês passado e debateu principalmente a ocupação dos filmes brasileiros nas salas de cinema. A ideia é que esses debates ocorram mensalmente.

Compartilhe:

  • 0 medalha