Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Números

16 Outubro 2018 | Roberto Sadovski

Preço médio do ingresso cai no terceiro trimestre nos Estados Unidos

Média para a entrada do cinema experimenta uma leve redução para US$ 8,83

Compartilhe:

(Foto: Shutterstock)

O investimento para assistir a um filme nos Estados Unidos ficou relativamente menor. A média do preço no terceiro trimestre no mercado norte-americano foi de US$ 8,83, uma queda de 6% em relação ao pico experimentado no segundo trimestre, quando a média das entradas bateu em US$ 9,38. Segundo os números da NATO (National Association of Theater Owners), o valor em 2018 foi quase igual ao do mesmo período ano passado, que teve uma média de US$ 8,93. 



O porta-voz da NATO, Patrick Corcoran, apontou entre outros fatores, o sucesso de filmes direcionados para toda a família, como Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas, Christopher Robin, PéPequeno e Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo, o que aumentou o número de meia-entrada e de sessões em matinês. Corcoran ressalta que as flutuações na média são sinal de força do mercado, que ainda soma ingressos de cinemas Imax e outros formatos premium. “Quanto mais as pessoas gastam, mais o gasto médio para ver um filme aumenta”, explica. “É normal o valor diminuir no terceiro trimestre, ao fim da temporada do verão, o que inclui os ingressos de setembro.” 

Não que ir ao cinema nos Estados Unidos tenha se tornado mais barato. O preço médio do ingresso para 2018 até o momento é de US$ 9,14, alguns centavos a mais que os US$ 8,97 cravados ano passado. O filme de maior bilheteria neste terceiro trimestre foi Missão: Impossível – Efeito Fallout, que faturou no mercado norte-americano US$ 219 milhões, seguido de Homem-Formiga e a Vespa (US$ 216 milhões), Podres de Ricos (US$ 165.6 milhões), Hotel Transilvânia 3 (US$ 165.1 milhões) e Megatubarão (US$ 142 milhões). Ainda segundo os dados da comScore, o segmento que mais foi ao cinema no período foi o público entre 18 e 24 anos (26,4% do total). 

Mesmo com a oscilação, a NATO ressalta que o preço para ir ao cinema permanece relativamente o mesmo há décadas, quando levamos em conta a inflação. A média de preço do ingresso em 1978 era de US$ 2,34, o que é ajustado para cerca de US$ 9,45 pela inflação dos últimos quarenta anos.

Compartilhe:

  • 0 medalha