Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Programação

16 Outubro 2018 | Roberto Sadovski

Associação de imprensa estrangeira de Hollywood firma parceria para restaurar clássicos

Jornalistas que escolhem o Globo de Ouro uniram-se para restaurar uma série de curtas dos Irmãos Lumière

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Cerca de trezentos curtas-metragens assinados pelos irmãos Auguste e Louis Lumière, os inventores do cinema, serão restaurados com uma parceria entre a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) e o Lumière Film Festival. O trabalho, realizado pela Cineteca di Bologna com a Fundação Lumière, será financiado com uma doação da associação, o que garante a segunda parte da restauração. O valor exato não foi divulgado pelas partes. 

Publicidade fechar X

“A HFPA apoia historicamente a restauração de filmes para preservar a herança cinematográfica mundial”, disse o presidente da associacão, Meher Tatna. “Firmar essa parceria com a Fundação Lumière em Lyon, cujo festival é uma das principais vitrines para o cinema clássico e restaurado mundial, nos enche de orgulho.”  

O diretor do Instituto Lumière, Thierry Frémaux, ressaltou a importância de manter viva a memória audiovisual do mundo, e enfatizou que a colaboração representa um compromisso em preservar filmes deteriorados pela ação do tempo: “Nossa missão em conjunto é preservar a cultura e a história do cinema, fomentar o intercâmbio cultural por meio de mostras e exibições que utilizem filme e criar iniciativas educativas e culturais relacionadas à indústria do entretenimento”. 

A décima edição do Lumière Film Festival exibiu, em 14 de outubro, o clássico Os Sapatinhos Vermelhos, que Michael Powell e Emeric Pressburger dirigiram em 1948, em uma versão restaurada em 4K pela Universidade da Califórnia, em parceria com a HFPA, a Fundação Louis B. Mayer e a Film Foundation.

Compartilhe:

  • 0 medalha