Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Política

26 Outubro 2018 | Fernanda Mendes

ANCINE e players do mercado definem a Cota de Tela de 2019

Modelo define cota de tela por sessão e por grupo exibidor

Compartilhe:

(Foto: Shutterstock)

Nesta semana foi realizado o sexto Encontro da Câmara Técnica do Segmento de Mercado de Salas de Exibição, em que foi aprovado o novo modelo para aferição da Cota de Tela de 2019.

Publicidade fechar X

O modelo mais votado propõe cota de tela por sessão e por grupo exibidor com mínimo de sessões por complexo sem transferência. Além disso, o modelo também coloca que a divulgação das médias das salas deve ser realizada sem a Regra da Dobra e que deve haver incentivo de mais de 20% para sessões depois das 17hs.

No próximo encontro da ANCINE com os players do mercado – que deve acontecer em novembro - será apresentado de forma mais detalhada este modelo e, só depois, seguirá para a Oitiva.

De acordo com dados apresentados pela superintendente de análise do mercado da ANCINE, Luana Rufino, esta mudança de aferição – por sessão e não mais por dia – não afeta a estratégia de grandes lançamentos de filmes brasileiros e estrangeiros com maior potencial de retorno econômico. “A aferição da cota de tela por sessões permite a convivência entre as duas estratégias de lançamento e manutenção dos filmes, potencializando a receita dos filmes que hoje contribuem pouco para o market share. Além disso, permite-se uma maior permanência dos lançamentos nacionais em cartaz. O modelo aprovado trouxe importantes avanços na regulação”, explicou.

A cota por sessão aumenta o incentivo para os exibidores programarem filmes brasileiros, expandindo a oferta e a diversidade de obras para o público. A aferição por grupo exibidor trará maior equilíbrio distributivo e regulatório ao pequeno e médio exibidor. O incremento de 20% após às 17h incentivará que o filme brasileiro seja programado nos melhores horários. E a divulgação das médias das salas dará mais transparência na negociação para a manutenção de obras brasileiras em exibição.

No encontro estavam presentes representantes de diversas exibidoras, distribuidoras (inclusive majors) e associações.

Compartilhe:

  • 0 medalha