Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Inclusão

31 Outubro 2018 | Fernanda Mendes

Mercosul organiza primeiro encontro de acessibilidade de conteúdo

Evento aconteceu em Montevidéu e reuniu 60 participantes

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A acessibilidade de conteúdo é uma exigência que está bem próxima de virar realidade no Brasil. E muitos outros países já perceberam a importância do acesso ao cinema por parte das pessoas com deficiência.

Publicidade fechar X

Por isso, na semana passada, foi realizado o primeiro Encontro de Acessibilidade Audiovisual do Mercosul em Montevidéu (Uruguai). Estavam presentes cerca de 60 profissionais da região representando entidades como INCAA, Secretaria do Audiovisual do Brasil, Direção de Audiovisual da Secretaria da Cultura do Paraguai, etc.

Na programação estavam inclusas mesas de debate em torno de políticas públicas onde foi apresentada a Instrução Normativa 128, que propõe implantar a acessibilidade de conteúdo para deficientes visuais e auditivos nos cinemas do Brasil, e o Fundo de Intendência de Montevidéu, por meio do qual dois filmes são apoiados anualmente para ter versões com acessibilidade.

Além disso, também foi discutido a capacitação de profissionais para a área e alguns longas e curtas foram exibidos com audiodescrição e língua de sinais uruguaia (LSU).

Durante o encontro, foram entregues dois prêmios de Boas Práticas da Sociedade Civil do MERCOSUL em Acessibilidade Audiovisual: ao Festival Internacional de Cinema Surdo da Argentina, FICSor; e ao Festival VerOuvindo, Festival de Cinema com Acessibilidade Comunicacional do Recife do Brasil. Ambas as mostras aderem a exibição acessível de longas e curtas nacionais e internacionais, bem como na organização de atividades de capacitação.

O local do próximo Encontro de Acessibilidade Audiovisual do Mercosul será no Brasil na Cinemateca de São Paulo, em outubro de 2019.

Compartilhe:

  • 0 medalha