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01 Novembro 2018 | Roberto Sadovski

De olho no Oscar, Netflix vai colocar três de seus lançamentos no cinema

"Roma", de Alfonso Cuarón, ganha uma janela de três semanas em salas de exibição antes de sua estreia na plataforma de streaming

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Cena do filme "Roma" (Foto: Netflix)

Até a Netflix já percebeu que lugar de filme é no cinema – pelo menos para concorrer ao prêmio da Academia. O gigante de streaming suavizou suas regras rígidas que, até então, aceitavam exibição de seus filmes originais no cinema, mas com lançamento simultâneo em sua plataforma. O ponto de virada é Roma, drama assinado pelo mexicano Alfonso Cuarón, que será disponibilizado em alguns mercados três semanas antes de sua estreia na Netflix.

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Vencedor no Festival de Veneza e exibido na competição do Festival de Toronto, Roma é um colosso de filme, desde já apontado como favorito nas principais categorias do Oscar, inclusive melhor filme e direção. Ainda existe, entretanto, uma enorme resistência com as produções originais da Netflix entre os votantes do Oscar, principalmente pela postura negativa ante o mercado exibidor. Beasts of No Nation e Mudbound foram deixados no escanteio e não fizeram o barulho esperado por conta dessa política, que está sendo revista com Roma.

Os outros dois filmes que a Netflix vai colocar nos cinemas antes de sua estreia na plataforma de streaming são The Ballad of Buster Scruggs e Bird Box. O primeiro é o novo trabalho dos irmãos Joel e Ethan Coen, e chega aos cinemas norte-americanos em circuito limitado em 8 de novembro, expandindo as salas uma semana depois, simultaneamente com sua estreia em streaming. Já o segundo é um thriller pós-apocalíptico com Sandra Bullock, e também ganhará uma semana de vantagem nos cinemas a partir de 13 de dezembro, chegando na plataforma no dia 21.

Se a Netflix ainda não está seguindo o padrão de três meses como janela no cinema antes da exibição em outras plataformas, ao menos a nova estratégia sinaliza uma bandeira branca com o circuito exibidor, em fricção com o serviço de streaming por conta de sua política que coloca “o consumidor em primeiro lugar”, disponibilizando seus lançamentos para consumo doméstico em escala global simultaneamente. Ainda assim, os filmes não devem entrar em grande circuito, com a Netflix fechando parcerias com redes independentes, como a Landmark e a iPic. Para Roma, a empresa também fechou uma parceria com a Laemmle, e está em negociações para incluir a Alamo Drafthouse no circuito.

Alfonso Cuaron, que ganhou o Oscar de melhor diretor com seu último filme, Gravidade, minimiza o atrito entre cinemas e Netflix. “Assistir a Roma em uma tela grande é tão importante quanto garantir que pessoas em todo o mundo tenham a chance de aproveitar o filme em casa”, disse. “Roma foi fotografado em 65mm e finalizado com uma mixagem Atmos complexa. Claro que o cinema é a melhor forma de ter a experiência do filme, mas ele foi criado para ter o mesmo impacto em casa.” No Brasil, o filme de Cuarón fechou a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo na noite de 31 de outubro, mas não existe confirmação de uma estreia no cinema.

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