Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Festival

05 Novembro 2018 | Roberto Sadovski

American Film Market mostra a força das produções baratas que imitam blockbusters

Produtoras independentes mostram senso de oportunidade ao copiar (e vender) grandes sucessos do cinema

Compartilhe:

(Foto: American Film Market)

Os corredores do hotel que abriga a última edição do American Film Market, marcada para encerrar na próxima quarta-feira, 7 de novembro, estavam abarrotados de freiras malignas desde que o evento abriu as portas. Não é de se estranhar. Filmes de terror de baixíssimo orçamento são presença garantida em feiras para o mercado cinematográfico, que entra em ebulição nos calcanhares de um filme de sucesso.

Publicidade fechar X

O blockbuster em questão é A Freira, que já rendeu US$ 364 milhões para a Warner desde seu lançamento. O resultado? Pérolas como The Bad Nun, Curse of the Nun, The Sinister Nun e o mais modesto Nun sendo oferecidos para compradores de todo o mundo. “Nosso filme nem era chamado assim, o título era The Watcher”, diz o diretor e roteirista britânico Scott Jeffrey, que assina The Bad Nun. “A produtora não queria nem saber da proposta do filme, só pediu que ele tivesse uma freira maligna fazendo maldades.”

Os roteiros de todos esses filmes podem ser radicalmente diferentes, mas trazer um elemento familiar com um provável blockbuster é a fórmula para sua venda. Estes filmes, batizados “mockbusters” na indústria, abraçam títulos similares para se destacar em mecanismos de busca online, mas também podem gerar séries próprias. A campeã do estilo é a produtora Asylum, que sempre tem um “genérico” prontinho para aproveitar a poeira de algum sucesso. Ironicamente, um de seus filmes originais, Sharknado, tornou-se uma série cult com seis filmes.

“Mockbusters” existem desde os tempos áureos do produtor Roger Corman, que lançou seu clássico Z Carnossauro na esteira de Jurassic Park. O American Film Market deste ano trazia pérolas que não deixam dúvidas sobre sua inspiração, como Megalodon (genérico de Megatubarão), Jurassic City (produção de 2015 que tenta imitar Jurassic World) e Hornet, filme com um robô mutante – qualquer semelhança com Bumblebee não é mera coincidência!

Compartilhe:

  • 0 medalha