Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Fusão

21 Novembro 2018 | Roberto Sadovski

China aprova compra da Fox pela Disney

Aquisição bilionária dá mais um passo importante para ser finalizada

Compartilhe:

(Foto: Disney/Fox)

A China deu sua aprovação total para a aquisição da Fox pela Walt Disney Company, um negócio de US$ 71.2 bilhões. Como resultado do anúncio, as ações de ambas as empresas dispararam na última segunda-feira. A finalização do processo ainda depende do carimbo de aprovação de agências regulatórias pelo mundo, mas o “sim” da China aponta uma transição tranquila.

Publicidade fechar X

Até semana passada, analistas em Wall Street acreditavam que o poder de veto chinês poderia servir como arma para frear o avanço de gigantes corporativos americanos – em especial pelas disputas do país com a política externa protecionista de Donald Trump. Não foi o caso, com o negócio em marcha para ser finalizado ainda no primeiro semestre de 2019 – as boas relações de Bob Iger, CEO da Disney, com o presidente chinês Xi Jinping, também não atrapalharam. Iger é o executivo de mídia americano com laços mais estreitos com o poder chinês desde a abertura do Shanghai Disney Resort em 2016 – vale lembrar que o maior lançamento de Hollywood no país em 2018 é Vingadores: Guerra Infinita, que rendeu US$ 360 milhões.

Na Europa, a Disney teve de abrir mão de alguns canais de TV em seu controle, como o History e o LifeTime, para não cair em leis antitruste. Nos EUA a proposta de fusão foi aprovada no começo deste ano pelo Departamento de Justiça, contanto que a Disney não adquira os canais de esportes da Fox, já que é proprietária do canal ESPN.

Por meio desta fusão, a nova empresa será a maior gigante de mídia global – no cinema, vai unir séries milionárias como Avatar, Predador, Alien e Planeta dos Macacos com os produtos Disney, Pixar, LucasFilm e Marvel. No caso deste último, será uma aguardada fusão de universos, com os X-Men, Quarteto Fantástico e Deadpool finalmente incorporados à Marvel no cinema.

Compartilhe:

  • 0 medalha