Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Marketing

11 Dezembro 2018 | Roberto Sadovski

"Roma" prepara lançamento gigante na China

Drama produzido pela Netflix deve chegar em cerca de duas mil salas no segundo maior mercado do mundo

Compartilhe:

(Foto: Netflix)

Roma, drama autobiográfico dirigido por Alfonso Cuarón, vai fazendo história por um punhado de motivos. Não somente por sua qualidade superlativa (já tem surgido em primeiro lugar por diversas listas de melhores de 2018), mas por mudar o paradigma de distribuição e exibição do trabalho de um diretor premiado. 

Publicidade fechar X

De olho no Oscar, uma consagração na mira da Netflix, o filme de Cuarón rompeu algumas regras da plataforma de streaming e chegou aos cinemas americanos semanas antes de sua estreia para consumo doméstico. O problema: muitos exibidores norte-americanos se recusaram a programar Roma por acreditar que a Netflix não cedeu em sua política de abolir janelas de exibição, disponibilizando o filme em salas destinadas ao circuito de arte – fazendo com que assistir ao filme fosse uma missão quase impossível. 

Daí chega a China e, para variar, muda o jogo. Os distribuidores E Stars e Joy Pictures, baseados em Pequim, adquiriram os direitos de Roma para os cinemas chineses, um acordo firmado com a Participant Media (empresa que produziu o filme) e a Lionsgate International (que fez a ponte). O plano agora é submeter Roma às autoridades chinesas para garantir um lançamento em pelo menos 1800 salas – o que seria mais que o total de cinemas atualmente exibindo a obra pelo mundo. 

O fator decisivo que pode levar Roma a um lançamento de vulto na China é um só: a operação da Netflix é bloqueada no país, que terminou como único território em que Roma não é de propriedade da plataforma de streaming. Embora o público chinês tenha mostrado predileção a espetáculos grandiosos de efeitos especiais, filmes menos bombásticos aos poucos formam o perfil do cinéfilo chinês. Recentemente, o musical La La Land – Cantando Estações terminou com uma bilheteria de US$ 36 milhões no país. 

No Brasil, Roma será exibido em cinemas selecionados por duas semanas, gratuitamente e em sessões especiais em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Compartilhe:

  • 0 medalha