Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Internacional

04 Janeiro 2019 | Thais Lemos

Estúdios de Hollywood terão que enfrentar obstáculos na Rússia

Questão do protecionismo entrou em pauta novamente, a fim de preservar a produção local

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

As autoridades da Rússia introduziram restrições para os grandes estúdios, com objetivo de evitar a colisão com os principais filmes locais. As regras dão direito a mudança de datas de lançamentos e a um sistema de classificação etária que favorece os longas regionais. As informações são do portal The Hollywood Reporter.



Mesmo com a bilheteria dominada por Vingadores: Guerra Infinita (Disney), Venom (Sony) e Animais Fantásticos: Os Crimes de Grildelwald (Warner Bros.) em 2018, gigantes de Hollywood, o país tem sido um mercado desafiador para os Estados Unidos.

Recentemente, autoridades estaduais e cineastas importantes da Rússia colocaram a questão do protecionismo em pauta novamente. Vladimir Mendinsky, ministro da cultura, disse à agência de notícias local que o protecionismo do governo na área do cinema deve ser intensificado. “Caso contrário, a máquina global de Hollywood destruirá nossa indústria cinematográfica”.

Essa questão é discutida há anos no país, mas quando, em 2017, a bilheteria de produção local alcançou 25% do total, o governo optou por não dar passos radicais. Mesmo assim, astros russos do cinema são a favor da proteção dos longas locais.

O diretor Nikita Mikhalkov, vencedor do Oscar e presidente do Sindicado dos Cineastas Russos, declarou a agência de notícias Tass que os Estados Unidos não o respeitam. “Como cidadã russo, estou chateado em ver aqueles que não nos respeitam para gerar bilhões nas bilheterias russas".

Porém, grandes filmes de Hollywood ainda trazem muito mais dinheiro para a indústria local. “Lançamentos caseiros não compensariam isso”, completou Alexander Semenov, editora da revista russa Kinobusiness Today.

Compartilhe:

  • 0 medalha