Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Premiação

07 Janeiro 2019 | Roberto Sadovski

Filmes da Fox e Diamond são destaques do Globo de Ouro

Fox coroa sucesso da biografia de Freddie Mercury e filme da Diamond estreia no fim do mês

Compartilhe:

Imagens de "Bohemian Rhapsody" e "Green Book - O Guia" (Foto: Fox/Diamond)

Bohemian Rhapsody, dirigido por Bryan Singer, foi premiado como melhor filme na categoria Drama na última edição do Globo de Ouro (06). A vitória consolida o lançamento da Fox, que já é um sucesso de bilheteria com US$ 744 milhões arrecadados em todo o mundo, destacando a produção como a mais bem-sucedida cinebiografia musical da história. Além disso, Rami Malek, que interpreta Freddie Mercury no filme, foi escolhido melhor ator na mesma categoria.

Publicidade fechar X

O triunfo de Bohemian Rhapsody ofuscou o até então favorito Nasce Uma Estrela (Warner Bros.), que entrou concorrendo a cinco prêmios (inclusive Filme/Drama, Ator, Atriz e Direção) e terminou com o Globo de Melhor Canção, para “Shallow”. Outro filme da Fox que teve destaque na premiação foi A Favorita com a categoria de Melhor Atriz de Comédia/Musical dado a Olivia Colman.

A Sony teve dois filmes homenageados na noite de ontem. Primeiro Se a Rua Beale Falasse ganhando na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante com Regina King, e Homem-Aranha no Aranhaverso, escolhido como Melhor Animação.

Green Book – O Guia consagrou-se campeão da noite, levando os prêmios de Melhor Filme na categoria Musical/Comédia, além de Melhor Roteiro e Melhor Ator coadjuvante para Mahershala Ali. No Brasil, o longa terá distribuição da Diamond em 24 de janeiro.

Outros destaques da noite foram O Primeiro Homem (Universal), que viu a trilha de Justin Hurwitz ganhar o troféu na categoria; Glenn Close, como Melhor Atriz em Drama por A Esposa (Alpha/Pandora); Christian Bale como Melhor Ator em Comédia/Musical por Vice (Imagem);

Vale apontar a vitória importantíssima da Netflix, que aos poucos pavimenta o caminho para produções de maior vulto. Roma quebrou o paradigma da plataforma de streaming e foi lançado nos cinemas semanas antes de ser disponibilizado em streaming. Segundo as regras do Globo de Ouro, o filme não poderia concorrer na categoria principal de Melhor Filme por não ser falado em inglês, mas terminou premiado como melhor produção estrangeira e – mais importante – como Melhor Diretor, o mexicano Alfonso Cuarón.

Depois de receber seu Globo de Ouro, Cuarón conversou com jornalistas e defendeu o formato da Netflix, ressaltando que as plataformas de streaming e as redes de exibidores deveriam trabalhar juntas para levar filmes como o seu para um público ainda maior. “Meu filme é um drama em preto e branco, falado em espanhol, ambientado nos anos 70 e sem astros”, argumentou. “De forma alguma eu teria a recepção que estou experimentando agora se não fosse a Netflix.” Ele aplaudiu a iniciativa da empresa em aceitar riscos com cineastas independentes. “Nesse momento temos todos esses cineastas interessados em trabalhar com plataformas diferentes porque elas não têm medo de fazer estes filmes”, rebateu. “Roma ainda está em cartaz, mesmo já disponível na Netflix, o que é raro para um filme estrangeiro.”

O próximo grande evento para a indústria do cinema é o Oscar, que anuncia seus indicados em 22 de janeiro.

Veja a lista:

Melhor Filme - Drama

“Bohemian Rhapsody” (Fox)

Melhor Ator de Filme - Drama

Rami Malek em "Bohemian Rhapsody" (Fox)

Melhor atriz de filme - Drama

Glenn Close em “A Esposa” (Alpha/Pandora)

Melhor Filme - Musical ou Comédia

"Green Book: O Guia" (Diamond)

Melhor Atriz em Filme - Musical ou Comédia

Olivia Colman, "A Favorita" (Fox)

Melhor Diretor de filmes

Alfonso Cuarón, "Roma"

Melhor Filme em Língua Estrangeira

"Roma" (México)

Melhor ator em filme - Musical ou Comédia

Christian Bale, "Vice" (Imagem)

Melhor Roteiro para Filme

Peter Farrelly, Nick Vallelonga e Brian Currie por "Green Book: O Guia" (Diamond)

Melhor Ator Coadjuvante em Filmes

Mahershala Ali, "Green Book: O Guia" (Diamond)

Melhor Atriz Coadjuvante em Filmes

Regina King, "Se a Rua Beale Falasse" (Sony)

Melhor música para filmes

"Shallow" de "Nasce Uma Estrela" (Warner Bros.)

Melhor trilha original para filmes

Justin Hurwitz, "O Primeiro Homem" (Universal)

Melhor Animação

"Homem-Aranha no Aranhaverso" (Sony)

Compartilhe:

  • 0 medalha