Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Festival

17 Janeiro 2019 | Renata Vomero

22ª Mostra de Cinema de Tiradentes leva mais de 100 filmes à cidade mineira

Com proposta de discutir a expressividade dos corpos, evento acontece entre os dias 18 e 26 janeiro

Compartilhe:

Universo Produção/Jackson Romanelli (Foto: Exibição de filme na edição anterior da Mostra)

Abrindo o calendário do audiovisual brasileiro de 2019, a Mostra de Cinema de Tiradentes promete trazer, gratuitamente, lançamentos de filmes, debates, performances e oficinas entre os dias 18 e 26 de janeiro. Estão programadas para este ano, a exibição de 108 filmes, sendo 28 longas, 2 médias e 78 curtas-metragens, divididos em 49 sessões, além de 30 debates e encontros, performances artísticas, lançamentos e oficinas. A 22ª edição da mostra estará presente em três importantes locais da cidade histórica de Minas Gerais: O Largo da Rodoviária, o Largo das Fôrras e Praça de Convivência, que é a sede do evento.



Como tradição, toda edição faz homenagem a um importante nome do cinema nacional. 2019 tem como homenageada a atriz, dramaturga e diretora mineira Grace Passô, que terá seu novo média-metragem Vaga Carne exibido em estreia mundial. O filme é uma coprodução da Universo Produção, EntreFilmes e Grãos de Imagem e é dirigido por Passô e Ricardo Alves Jr.

A mostra tem curadoria coordenada por Cleber Eduardo, que definiu para 2019 a temática  Corpos Adiante, que foca na expressividade dos corpos tanto no âmbito artístico, quanto político.  Os longas e médias-metragens foram divididos em sete seções temáticas, são elas Aurora, Olhos livres, Homenagem, Corpos Adiante, Praça, Mostrinha e Valores. A seleção foi feita por Lila Foster e Victor Guimarães, com coordenação de Cleber Eduardo. “Idealizada para ser a aliada do cinema brasileiro, a Mostra Tiradentes, em mais de duas décadas de existência, reafirma seu compromisso de apresentar ao público a diversidade da produção cinematográfica nacional contemporânea. Ao mesmo tempo, está consolidada como palco de encontros, discussões, formação e tendências do setor audiovisual no Brasil”, destaca a coordenadora geral e diretora da Universo Produção, Raquel Hallak, em comunicado oficial.

O encerramento do evento acontecerá às 20h do dia 26 e ficará por conta de outro mineiro, o cineasta Tiago Machado, que apresentará seu longa Os Sonâmbulos (Embaúba Filmes). A programação completa da Mostra pode ser vista em seu site oficial.

Compartilhe:

  • 0 medalha