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06 Fevereiro 2019 | Renata Vomero

UNIC divulga balanço de 2018 da Europa

Mais de 1,5 bilhão de pessoas foram aos cinemas

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(Foto: UNIC)

A União Internacional dos Cinemas (UNIC), que representa as empresas de cinema e exibidores da Europa, divulgou o balanço de 2018 referente ao número de ingressos vendidos e bilheteria.  Apesar de alguns dados ainda estarem faltando, o balanço se baseou no que já foi divulgado por cada país e pelas estimativas calculadas. Maiores detalhes serão divulgados no próximo trimestre, durante a primavera.

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Segundo os dados, houve uma queda de público de 3,3% no continente, mas que mantém os números acima do 1,25 bilhão de público, quantidade que já vem sendo batida nos últimos quatro anos. A bilheteria faturou € 8 bilhões também nos quatro anos seguidos.  Os Estados-membros da União Europeia computaram uma queda de 2,9% de venda de ingressos, chegando a 950 milhões de visitas aos cinemas.

Os exibidores europeus sentiram performances conflitantes nos diversos países, já que diversos fatores impactaram a presença nos cinemas, como as altas ondas de calor e a Copa do Mundo. Boa parte da bilheteria foi liderada por filmes internacionais, como Vingadores: Guerra Infinita (Disney), Bohemian Rhapsody (Fox), Os Incríveis 2 (Disney), Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo (Universal) e Hotel Transilvânia 3 (Sony).

 

Reino Unido, Turquia, Polônia e Romênia

Os exibidores do Reino Unido tiveram muito o que comemorar em 2018, já que a venda de ingressos bateu recorde no ano passado, tendo alcançado 177 milhões, maior número desde 1970.  A Polônia também teve bom desempenho, 60 milhões de poloneses foram aos cinemas, representando um crescimento de 5,5%, impulsionado por três produções locais que foram líderes de bilheteria. A Romênia teve resultado surpreendente, quadruplicando a presença nos cinemas com a venda de 14, 5 milhões de entradas e com um crescimento de 12,5% de bilheteria.  A Turquia não ficou para trás dentro deste grupo de países com bons resultados, 70 milhões de turcos foram aos cinemas pelo segundo ano consecutivo e o país bateu um bom recorde: 61,9% do Market Share foi liderado pela produção local Müslüm. 

França, Espanha e Rússia

A França sentiu uma queda de 4,3% na quantidade de ingressos vendidos, ainda assim o país conseguiu levar mais de 200 milhões de pessoas aos cinemas e bater o recorde de Market Share para sua produção nacional, tendo alcançado a marca de 40%, tendo três dos seus filmes alcançado do top 5 de bilheteria. A Espanha seguiu o mesmo caminho, com uma diminuição de 1,9% de bilheteria e 2% em venda de ingressos, o país ainda alcançou a marca de 100 milhões de pessoas. Já a Rússia conseguiu se sair muito bem, depois de superar a França em 2017, como país europeu com mais pessoas indo as salas de exibição, os russos conseguiram a marca pelo segundo ano consecutivo, apesar de terem experimentado uma queda de 5,7% no número de entradas.  

Desempenho insatisfatório em países de língua alemã e Sul da Europa

A Alemanha apresentou um resultado preocupante em 2018. A bilheteria do país caiu 14,8% e a presença de público, 13,9%. A Áustria também não desempenhou conforme o esperado, tendo faturado 9,5% a menos do que o ano anterior e levado menos 11,4% pessoas também comparado a 2017.  Os números na Suíça foram desanimadores, a bilheteria marcou um decréscimo de 12,6% e a venda de ingressos de 12,9%. 

Escandinávia e outros países do Sul da Europa

A Dinamarca teve um crescimento de 5,1% de bilheteria e um aumento de 4% no número de pessoas. A Noruega também apresentou um resultado animador, tendo sua bilheteria crescido 9,1% e o público em 3%. Apesar de ter conseguido 22,7% de Market Share com sua produção nacional, a Finlândia sofreu uma queda de 8,2% de público. Já a Suécia se manteve estável quanto ao ano anterior, tendo tanto sua bilheteria, quanto venda de ingressos caído menos de 1%. 

Europa Central e os Bálcãs

Tirando alguns territórios, como a Eslováquia, que teve queda de bilheteria de 4,3% e de público de 10,9% e a Bulgária, diminuição de 9,2% no faturamento e de entradas de 12,1%, a maior parte dos países da Europa Central apresentaram um ano de crescimento, incluindo a República Tcheca, com aumento de 13,2% no rendimento e de 7,3% no público, a Hungria, que faturou 4,8% a mais e vendeu mais ingressos (2%) e a Lituânia, que apresentou crescimento de 9,8% de bilheteria e 4,9% de público. O mesmo movimento pode ser observado nos Bálcãs, tendo a Croácia alcançado um aumento de 7,8% de bilheteria e de 1,4% de público, e a Sérvia atingido um crescimento de 19,9% de faturamento e 18% em venda de ingressos.  

Outros dados

A frequência dos espectadores nos cinemas de todos os territórios da UNIC permanece de 1,5 por ano. Sendo a Franca, com 3,2, e a Irlanda, com 3,3, os países líderes quando se trata em ida ao cinema.

Apesar de ainda faltarem dados para concluir a análise de Market Share, os países que mais tiveram presença de produções locais em exibição foram: Turquia (62,9%), França (39.3%) e Polônia (35,5%)

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