Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Entrevista

13 Fevereiro 2019 | Fernanda Mendes

Distribuidora fala sobre desafios de lançar títulos de nicho no Brasil

Okna Produções prepara estreia de "As Ineses" dia 14

Compartilhe:

(Foto: WILLIAN CORREA/DIVULGAÇÃO/JC)

Com estreia nesta quinta-feira, dia 14, a coprodução Argentina-Brasil, As Ineses, chega em cinemas do Nordeste e Centro-Oeste com a proposta de trazer um filme bastante democrático, já que além de ser uma obra de veia autoral, também tem muitas pitadas de humor.

Publicidade fechar X

A trama segue Carmen e Rosa, amigas e vizinhas que por coincidência tem o mesmo sobrenome e ficam grávidas e tem suas bebês no mesmo dia. Porém, para surpresa de ambas ao receber suas bebês, percebem que suas filhas parecem terem sido trocadas por engano após o parto. O casal loiro recebe a bebê morena e o casal moreno, a bebê loira. A confusão se instaura e as mães decidem colocar o mesmo nome para as duas garotas: Ines Garcia.

Em entrevista ao Portal Exibidor, a fundadora da distribuidora e produtora Okna Produções, Aletéia Selonk, contou sobre o trabalho que estão desenvolvendo para este lançamento. Uma das ações de divulgação foi a vinda do diretor Pablo Meza para a pré-estreia no País. “Além disso, estamos com um relacionamento bem grande com a comunidade argentina no Brasil, investindo em salas de cinema também, e em um trabalho com os jornalistas e crítica, para levar uma recomendação ao público e não um espaço comprado”.

Com um mercado tão centralizado, trabalhar com um filme fora do eixo SP e RJ, não é algo simples. Para Aletéia, se o longa já passou por outros países, a trajetória dele no Brasil tem um caminho menos tortuoso. Outra barreia é a falta de espaço nas salas para filmes pequenos e medianos. “Há muitos títulos e poucas salas. É um ritmo frenético e isso não é tão favorável para os filmes de nicho. Queremos minimizar essas questões. O cinema de nicho funcionaria melhor se ele pudesse ter um relacionamento mais estreito com exibição, distribuição e público. As obras se ressentem muito disso, e as audiências perdem também”.

O trabalho de divulgação de As Ineses terá um processo contínuo mesmo após sua estreia, com o objetivo de trazê-lo para Porto Alegre e São Paulo também.

A Okna trabalha com a distribuição esporádica de filmes, muitas vezes sendo títulos que a própria empresa produziu. Começaram com longas gaúchos e ainda não fecharam o line-up para 2019, mas pretendem investir mais em longas de apelo comercial. Segundo Aletéia, trabalhar com menos filmes possibilita à distribuidora se focar mais na estratégia de cada longa.

Compartilhe:

  • 0 medalha