Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Internacional

27 Fevereiro 2019 | Thaís Lemos

Programa Criativo da Europa é aprovado até 2027

Projeto visa aumentar o envolvimento do público, especialmente nos cinemas

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A Comissão da Cultura e da Educação do Parlamento Europeu (CULT) votou a favor do relatório criado pela deputada e relatora Silvia Costa, sobre o Programa Criativo da Europa para os anos de 2021 a 2027. As informações são do portal da União Internacional de Cinemas (UNIC).

Publicidade fechar X

Do orçamento de € 2,8 bilhões, 58% deste valor será voltado para produção voltada à mídias em geral, quase duplicando a porcentagem do programa anterior. Para a UNIC, a aprovação permite que a cultura e a criatividade floresçam, “também refletindo o valor econômico, cultural e criativo do setor audiovisual europeu”, segundo nota oficial.

O relatório mencionou a importância dos operadores europeus de cinema em geral, que reforçam o papel das salas de cinemas, destacando as sessões públicas como uma experiência socialmente acessível.

Entre as aprovações, está a iniciativa de promover o envolvimento do público, especialmente nos cinemas e em educação audiovisual, visando o público jovem em particular. O projeto também tem a intenção de melhorar a distribuição de filmes nacionais e internacionais, e da distribuição online e offline de obras audiovisuais no novo ambiente digital.

Compartilhe:

  • 0 medalha