Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Polêmica

01 Março 2019 | Fernanda Mendes e Renata Vomero

Adhemar Oliveira: "É uma batalha interminável", diz após corte de patrocínio do Cinearte

Cinema busca novos apoiadores para seguir aberto, após Petrobras não renovar contrato

Compartilhe:

(Foto: Glamurama/Paulo Freitas)

Nesta quinta-feira (28) a Cinearte anunciou que a Petrobras não renovará o contrato de patrocínio com o cinema de São Paulo (SP). A parceria foi firmada em 2018 e em dezembro a companhia enviou proposta para a estatal propondo mais dois anos de patrocínio. No entanto, em fevereiro a Cinearte teve a resposta de que o acordo não foi aceito.

Publicidade fechar X

Em entrevista ao Portal Exibidor, o dono do cinema, Adhemar Oliveira, lamentou a situação. “O apoio que os shoppings dão aos cinemas corresponde ao patrocínio para os cinemas de rua. O patrocínio é o que paga o aluguel e faz a sobrevivência do empreendimento. Cinema é risco. Um mês ganha, outro não. É uma busca interminável”.

Não é a primeira vez que o cinema, localizado no Conjunto Nacional, em São Paulo, tem mudança de patrocínio, ele já teve em seu título as marcas Bombril e Livraria Cultura (esta durante cinco anos).  Cinearte Petrobras segue como nome da empresa até o dia 31 de março e Adhemar, que administra o minicomplexo há vinte e um anos, já está em contato com empresas privadas para garantir que o cinema consiga se manter de portas abertas. “Essa batalha de cinema de rua é cansativa, se não fosse minha paixão, eu não aguentaria”, explica.

Entenda o caso

No começo de fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro e a Petrobras anunciaram a revisão dos patrocínios em relação à cultura. "Para maior transparência e melhor empregabilidade do dinheiro público, informamos que todos os patrocínios da Petrobras estão sob revisão, objetivando enfoque principal dos recursos para educação infantil e manutenção do empregado à Orquestra Petrobras", disse o presidente em seu Twitter.

Diversos projetos já foram afetados, como a Sessão Vitrine, projeto de distribuição de filmes nacionais, além do Festival de Cinema do Rio.

Compartilhe:

  • 0 medalha