Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Restauração

11 Março 2019 | Renata Vomero

Atriz Jane Fonda faz apelo a Hollywood para investir na restauração de filmes

Em evento, foi debatida a importância e urgência da preservação das produções

Compartilhe:

(Foto: Euronews)

Neste sábado, a atriz Jane Fonda participou de um painel da Hollywood Foreign Press Association (HFPA) Film Restoration Summit em que se discutia a importância de salvar os filmes já feito e restaurá-los. O evento foi organizado pela Fundação do Cinema e o Instituto Limière, em Los Angeles. Uma das falas mais importantes da artista, que também é ativista a respeito desta questão foi: “Hollywood precisa investir tanto em salvar os filmes quanto em fazê-los”. O encontro foi noticiado pelo The Hollywood Reporter.



Além de Fonda, estava presente Meher Tatna, presidente da HFPA;  Jan-Christopher Horak, diretor do arquivo de Cinema e Televisão da UCLA; Alexander Payne, membro da Fundação do Cinema; Thierry Frémaux, diretor do Instituto Lumière e do Festival de Cannes; Grover Crisp, executivo responsável pela restauração física e digital da Sony Enternainment, e a mediadora Sandra Schulberg, presidente da organização de preservação de filmes IndieCollect. A líder da HFPA comentou que mais da metade dos filmes feitos antes dos anos 1950 foram perdidos. Ela enfatizou que focar na preservação da história do cinema é uma das iniciativas mais importantes que Hollywood deveria tomar. Tatna também afirmou que a HFPA já viu serem investidos mais de US$6,5 milhões em restaurações.

Jane Fonda também ressaltou que não se trata apenas de preservar os clássicos do cinema, mas também os noticiários e outros materiais documentados, pois, “Filmes foram feitos porque os cineastas queriam ter certeza de que o que aconteceu jamais seria esquecido. Se nós permitirmos que os documentos dos nossos passados desapareçam, ficarem sem importantes informações. Nós não podemos saber para onde estamos indo se não sabemos onde estivemos”.

Segundo Horak, todo o dinheiro voltado para a restauração desses arquivos deve ser de um fundo terceirizado e foi complementado por Payne, que pediu “Se todos fizéssemos um pouco, se cada um doasse US$50, nós chegaríamos a algum lugar”.

Durante o painel, Cris mostrou como se faz uma restauração, apresentando exemplos e técnicas a respeito. Além disso, o executivo salientou que esse processo pode custar de centenas de dólares até milhares de dólares e que tudo depende das condições do filme. Os presentes salientaram que hoje esse processo é muito mais simples, por boa parte do material cinematográfico ser digitalizado.

O evento foi concluído com a apresentação da cópia restaurada de Por Um Punhado de Dólares (Elo Company), que teve preservação financiada pela HFPA e a Fundação do Cinema.

Compartilhe:

  • 0 medalha