Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Europa

18 Março 2019 | Fernanda Mendes

Produtores se preocupam com o futuro do Brexit

Acordo poderá prejudicar as coproduções com outros países da Europa

Compartilhe:

(Foto: Reuters)

A decisão do acordo do Brexit tomará novos rumos a partir desta semana, já que a primeira ministra do Reino Unido, Theresa May, deverá apresentar novas condições para o acordo que prevê a saída do país da União Europeia.

Publicidade fechar X

O cenário incerto está deixando os produtores do Reino Unido sem direcionamento para seus projetos. Em entrevista ao Screen Daily, o produtor de A Esposa (filme indicado ao Oscar deste ano), quer rodar um novo longa na Itália no mês de maio. “Estamos mais no escuro do que todo mundo. Presumimos que tudo está funcionando normalmente, a menos que nos digam o contrário”, contou Piers Tempest que fará o filme por meio de um tratado de coprodução entre os dois países, sendo que a Notorious Pictures lidará com o financiamento na parte da Itália.

Um dos problemas é o impacto sobre as viagens e o status de nacionalidade do projeto. “Grande parte do elenco deste filme é do Reino Unido e se houver qualquer restrição para viagens, isso será bastante problemático para a produção. Uma possível situação é termos que fazer novos vistos em um curto espaço de tempo”.

Além disso, o produtor afirmou que o orçamento do longa é inteiramente em dólar, já que no momento parece ser uma moeda mais estável.

Se de fato o Reino Unido sair da União Europeia, outro fator preocupante para os produtores é de como as coproduções serão vistas pelo programa de Criatividade da Europa. Um produtor anônimo, explicou: “Um dos nossos projetos estava sendo desenvolvido em coprodução Reino Unido-Bélgica. O parceiro bélgico nos disse que estavam preocupados de não conseguirem a aprovação final por conta do Brexit”. 

A saída, segundo ele, é trocar a nacionalidade para Irlanda-Bélgica, e mover a produção do Reino Unido para a Irlanda.

O presidente da Academia de Cinema Europeia (EFA), Mike Downey, também contou que a organização está debatendo amplamente as consequências do Brexit. “A Academia está muito consciente que a comunidade de produtores do Reino Unido entrará em um território incerto. Mais do que nunca, queremos oferecer aos colegas do Brexit nosso apoio. Isso será oferecido fora da União Europeia, por meio do Conselho da Europa. A Convenção Europeia no mercado da cinematografia é a ‘nave-mãe’ que nos une criativamente e comercialmente. Esperamos que, através dessa parceria, um futuro colaborativo saudável, criativo e positivo possa ser mantido”.

Compartilhe:

  • 0 medalha