Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Streaming

19 Março 2019 | Renata Vomero

Netflix não participará do Festival de Cannes de 2019

Apesar de negociações, os dois lados ainda não chegaram a um acordo

Compartilhe:

(Foto: Anthonin Thuillier/AFP)

Pelo segundo ano consecutivo a Netflix não participará do Festival de Cannes, nem disputando a Palma de Ouro, nem fora da mostra competitiva. O impasse teve início em 2017, quando o Festival permitiu a presença da plataforma no evento com os filmes Okja e Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe disputando o prêmio principal. Assim como tem acontecido nos últimos festivais em que participou, a entrada da empresa no evento causou bastante descontentamento por parte dos profissionais da área.

Publicidade fechar X

No ano seguinte, o streaming foi barrado da mostra principal, que exigia que os filmes fossem todos exibidos nos cinemas e que respeitassem a lei francesa de esperar 36 semanas para a entrada nas plataformas digitais.  Como a Netflix não concordou com as condições, retirou-se do festival e escolheu apresentar Roma (Vitrine), pela primeira vez, no Festival de Veneza.

Apesar de ambos os lados estarem em conversas amigáveis, tanto Thierry Frémaux (diretor do festival), quanto Ted Sarandos (diretor de conteúdo da Netflix) ainda não chegaram a uma possível solução para o impasse. Então, a plataforma decidiu que não participará do renomado festival novamente. A presença da companhia era esperada pelo público e crítica pois poderia ser a estreia de O Irlandês, aguardado longa de Martin Scorsese e que conta com Robert de Niro e Al Pacino no elenco.

O Festival de Cannes acontecerá entre os dias 14 e 25 de maio e o júri será presidido por Alejandro González Iñárritu, primeira vez que um cineasta mexicano ocupa a função.

Compartilhe:

  • 0 medalha