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22 Abril 2019 | Fernanda Mendes

Presidente de Cannes acredita que no futuro janelas de exibição serão mais flexíveis

Organização do evento defendeu a posição de não abrir a competição para filmes da Netflix

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O presidente de Cannes, Thierry Frémaux (Foto: FRANCOIS MORI/AP/REX/SHUTTERSTOCK)

A briga entre o mercado tradicional de exibição e a plataforma do Netflix não é algo novo na França. Após o Festival de Cannes banir a participação dos filmes da empresa no evento deste ano, o diretor responsável pela organização Thierry Frémaux e o presidente Pierre Lescure, deram uma declaração bem esperançosa para aqueles que defende uma maior abertura no festival.

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"Teremos que ter uma situação mais flexível, com janelas que possam mudar de acordo com o orçamento e o caráter dos filmes. Tudo mudará nos próximos quatro ou cinco anos e isso será muito saudável para o mercado francês", disse Lescure.

No ano passado, a organização do evento já havia dado uma esperança para a edição de 2019 que poderia haver a entrada de filmes vindos do streaming, mas, isso não ocorrerá ainda este ano. "Eles ainda não estarão lá. A Netflix tem não só um negócio, mas também um modelo de políticas. Conversamos com eles, mas a regra de Cannes é que os filmes devem ser lançados nos cinemas na França", disse o diretor responsável Frémaux, lembrando ainda que grandes diretores cinematográficos como Steven Spielberg e Jean-Luc Godard apoiam o festival e, isso, é um fator de peso para a decisão de deixar de lado os filmes da Netflix.

Histórico

Ano passado, uma das polêmicas envolvendo o festival foi a proibição da entrada de Roma, da Netflix. No entanto, o longo dirigido por Alfonso Cuarón foi exibido no Festival de Veneza e ainda ganhou a estatueta do Oscar de Melhor Diretor.

Sobre o ocorrido, Lescure continua a defender a posição de Cannes. "Não é um simples jogo entre nós, Roma, Netflix e Veneza. Há novos players no momento. A Netflix tem um desenvolvimento espetacular, mas qual foi a última comunicação deles? Há 48 horas eles disseram: 'Não se preocupe, a Amazon e a Disney+ estão chegando, mas não haverá o mesmo conteúdo, não estamos em perigo'. O que é importante para eles é preparar a opinião de seus clientes e acionistas para a chegada de outros gigantes de mídia".

Competição

Os filmes que estão competindo neste ano já foram divulgados e há um brasileiro na lista. Confira mais informações aqui!

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