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24 Abril 2019 | Renata Vomero

"Vingadores": A trajetória que transformou o universo da Marvel

Lançamento do último longa já quebrou recordes antes mesmo de sua estreia

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(Foto: Disney/Marvel)

O Universo Cinematográfico Marvel (MCU) teve início há pouco mais de uma década com a estreia de Homem de Ferro (Paramount) em 2008. A aposta do estúdio em um herói pouco conhecido do grande público foi de grande risco, mas acabou tornando-se um dos maiores acertos da companhia. Homem de Ferro não só abriu as portas para um novo momento do entretenimento, como foi responsável por apresentar ao mundo um dos heróis que depois faria parte de algo ainda maior: a saga Vingadores. O longa estrelado por Robert Downey Jr. foi responsável por arrecadar US$ 585 milhões, sendo que custou US$ 181 milhões.

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Naquela época, a Marvel Studios, até hoje presidida por Kevin Feige, ainda não pertencia à Disney, por isso os longas produzidos pelo estúdio, entre 2008 a 2011, foram distribuídos por outras empresas, como a Paramount e a Universal. Além de a Sony ser até hoje responsável pelas histórias do Homem-Aranha. Em 2009, a The Walt Disney Company adquiriu a Marvel por US$ 4 bilhões, mas só em 2012 conseguiu a liberação para começar a produzir os longas do MCU.

2012, aliás, seria o ano em que Vingadores chegaria ao grande público. Muito aguardado na época, já que os fãs dos quadrinhos nunca haviam tido a chance de ver o grupo de heróis nas telas. Lançado em maio de 2012, Vingadores custou US$ 220 milhões e rendeu US$ 1,5 bilhão de bilheteria. O longa tornou-se o primeiro filme da franquia a atingir o US$ 1 bilhão e marcou a trajetória do MCU.

Seu sucessor, Vingadores: Era de Ultron, lançado em 2015, também foi muito bem em bilheteria, faturou US$ 1,4 bilhões e custou US$ 250 milhões. O longa, apesar de ter feito bons números, no entanto, não está entre os favoritos dos fãs e da crítica. Ainda assim, ele foi responsável por apresentar novos personagens ao público, que logo entrariam para o grupo, como o Visão e Feiticeira Escarlate. Personagens estes que seriam cruciais para o desenvolver da saga, já que fazem papel central em Vingadores: Guerra Infinita, por exemplo.

Falando em Guerra Infinita, os longas mais recentes do MCU giraram em sua maioria em torno deste grande lançamento, como uma forma de preparar o terreno para a narrativa. Lançado em abril de 2018, o primeiro filme a dar desfecho a saga foi um fenômeno: teve bilheteria superior a US$2 bilhões e é, até agora, a maior estreia global da história: arrecadando de cara US$ 640,9 milhões. Esta seria a primeira vez que os fãs da Marvel veriam o sociopata Thanos em cena, já que ele havia apenas aparecido em curtas cenas pós-créditos, e sua trajetória em busca das joias do infinito para tentar aniquilar metade do universo e, assim, salvá-lo com o estalar dos dedos. Bom, alerta de spoiler aqui, mas o filme termina justamente neste estalar e agora é a hora de vermos em Vingadores: Ultimato como os heróis sobreviventes desta ação farão para reverter as atitudes do titã. Incluindo Ultimato, foram lançados 22 filmes do MCU e juntos eles totalizam um total de bilheteria de US$ 18,6 bilhões. As expectativas só aumentam com a aquisição da Fox pela Disney, com a possibilidade de agregar ao universo cinematográfico histórias como de X-Men e Quarteto Fantástico.

Vingadores: Ultimato foi considerado o filme mais esperado entre os brasileiros para 2019, segundo pesquisa divulgada pela Ingresso.com no início do ano. Pesquisa semelhante fez a Atom Tickets e o resultado? O mesmo. Ultimato é, sem a menor sombra de dúvidas, um dos maiores lançamentos do ano. Bom, a prova disso já foi vista no dia 2 de abril quando foram abertas as pré-vendas no mundo inteiro para o filme. Tantos os sites da Atom Tickets, quanto da Fandango caíram e muitos fãs não conseguiram comprar os ingressos. O mesmo aconteceu no Brasil, com a queda dos sites das redes de cinemas e da Ingresso.com. A Fandango registrou recorde de venda para um dia nos Estados Unidos, apesar de não terem divulgado os números, sendo que seu último recorde havia acontecido com o lançamento de Star Wars: O Despertar da Força, em 2015. A Ingresso.com relevou que também bateu seu recorde geral de venda de um dia com a pré-venda de Ultimato. Segundo relatório divulgado pelo Deadline, Vingadores: Ultimato arrecadou US$120 milhões na venda antecipada. As estimativas são de que o longa alcance a marca do US$1 bilhão em seu primeiro fim de semana, se isso se concretizar o filme se tornará a maior estreia da história do cinema. Os números não param por aí: no fechamento desta matéria (24/04), o longa já havia estreado na China e alcançando a bilheteria de US$90 milhões em sua pré-estreia, o filme tem potencial para se tornar a maior produção hollywoodiana no país, que costuma ter grande força em bilheteria e market share em suas produções locais. O Brasil, sendo um dos maiores públicos da Marvel, também não fica para trás quando se trata de números: Vingadores: Ultimato deve ter presença em mais de 80% dos cinemas brasileiros em sua estreia. Segundo informações da Ingresso.com, 1.100 sessões do filme já estão esgotadas no país.

Revolucionando mais uma vez, as primeiras sessões do filme trouxeram a informação de que o longa não terá cenas pós-créditos, considerada uma grande tradição nos filmes da Marvel, essa prática foi responsável por conectar todos os filmes do MCU e gerou uma nova forma de consumir os longas, já que os fãs passaram a ficar na sala de cinema até que as luzes se acendessem.

 

Marketing e exibição

Dada a enorme procura pelo longa, fica evidente que o mercado exibidor não pode perder essa fatia do sucesso. Algumas redes ao redor do mundo estão optando, inclusive, por ficar abertas 24 horas por dia desde a pré-estreia até todo o fim de semana. Entre elas, está a AMC que anunciou que mais de 30 unidades da rede devem ficar abertas direto para receber o público. Serão 72 horas ininterruptas para exibir Vingadores: Ultimato.

Outras redes, além de usarem desta estratégia, estão criando, também, eventos 24 horas para o dia da estreia do filme. A Cinemaxxx da Indonésia é uma delas, a rede divulgou que ficará aberta passando o filme pelas 24 horas de sua estreia e em paralelo fará atividades para os fãs da saga.

O mesmo acontecerá na rede UCI nas 18 salas do complexo carioca New York City Center, que preparou um dia inteiro para os fãs aproveitarem a estreia no Brasil. A Cinemark, em parceria com o site Omelete, também criou um momento especial para os fãs. Antes da exibição do longa será apresentado ao público uma retrospectiva de 30 minutos do MCU em todas as sessões de pré-estreia do filme, que acontecem na quarta-feira à noite.

A Cine A, cinema de Itajubá, criou uma pegadinha para divulgar o filme. A empresa contratou um ator para se fantasiar de Thanos e apavorar os frequentadores do cinema, que sofreram com o estalar dos dedos do vilão. O vídeo da ação já conta com mais de 65 mil visualizações.

Outra ação que costuma ver resultados é o de venda de combos de pipoca especiais relacionados ao filme, neste caso contando com baldes de pipocas e copos estilizados. Pedro Curi, coordenador de Cinema e Audiovisual da ESPM Rio, tem uma pesquisa voltada justamente para a análise de marketing da venda dos combos para Vingadores . “Por muito tempo as pessoas guardavam ingressos com o nome do filme impresso. Vivemos numa realidade que compramos ingresso digital ou que é descartado muito fácil. Começamos a perceber que os fãs compravam itens que promoviam o filme no cinema, como baldes plásticos de pipocas, copos para colecionar.”

Segundo Curi, este novo comportamento dos fãs começou a gerar uma disputa entre as redes exibidoras, que passaram a investir mais nesses materiais para atrair o público. “Analisando os comportamentos dos fãs, vimos que eles escolhiam o lugar para ver o filme pelo combo que estava sendo oferecido. Você vê uma disputa da oferta de combos e artefatos diferentes dos exibidores, que acabam sendo um diferencial para o consumidor”, ele explica.

Claro que com Vingadores: Ultimato não seria diferente, a Cinemark, por exemplo, preparou toda uma ação direcionada para o combo. A rede foi divulgando aos poucos como ele seria, para revelar apenas no fim. “Para você ter uma ideia tem vídeo no YouTube de fã fazendo resenha, como se fosse unboxing, de combo de balde e copo das redes. Você vê a proporção disso”, analisa Curi. Os combos passaram, inclusive, a ser comercializados antes mesmo da venda dos ingressos, assim, os fãs poderiam escolher o que fazer com aqueles produtos, já que existe atualmente uma transformação no olhar sobre esses objetos. “Tem gente que faz uma prateleira só para pendurar esses baldes, tem gente que usa como vaso de plantas. As pessoas estão ressignificando isso. Elas estão levando para dentro de casa a experiência que tiveram no cinema”.

Para Pedro Curi, Vingadores: Ultimato deve ser um marco no entretenimento mundial, podendo ser comparado apenas a Star Wars e Harry Potter, e, como especialista em marketing, ele dá um pouco da receita para o grande sucesso da saga: “Este filme está sendo muito aguardado não só pelas pessoas que acompanham a saga há muito tempo, mas também por aquelas que estão entrando agora neste universo. É uma construção, teve Capitã Marvel como último lançamento e se começa a amarrar as pontas soltas. Cada filme atinge um público de uma forma e aí surge uma saga que reúne todos esses heróis que tiveram suas narrativas isoladas, mas também reúne todos esses públicos para um filme só. É uma grande reunião na tela e fora dela também”, finaliza.

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