Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cobertura

24 Abril 2019 | Thais Lemos

Crescimento do streaming é foco de palestra na Rio2C

Novas plataformas aumentam possibilidades artísticas, segundo participantes

Compartilhe:

(Foto: Portal Exibidor)

Durante a manhã, aconteceu a palestra Novas Oportunidades Para a Produção Cinematográfica no Rio2C, com a presença de Thalita Rebouças, Bruno Garotti e Tomas Portella para discutir o cenário futuro das produções nacionais.

Publicidade fechar X

No geral, todos concordaram que as plataformas de streaming abrem novos caminhos para suas produções. “Depois que o filme sai do cinema, tem suas janelas. As janelas sempre existiram, agora temos uma no meio que contribui com a gente para a realização. Temos a possibilidade para começar já no meio, abrindo mais opções e possibilidades artísticas”, afirmou Portella.

Além de novas oportunidades para produções, a forma de consumo dos filmes vem mudando ao longo dos anos, não só por conta da ascensão de novas plataformas. “Hoje as pessoas podem assistir um filme no celular no ônibus. Mudou muito a forma de se assistir a um filme, mas me questiono se mudou o que se quer ver”, questionou Tomas.

Sobre as produções, o diretor Tomas analisou que as mudanças no setor vêm acontecendo nos últimos 10 anos, uma vez que os filmes nacionais eram considerados apenas um gênero, e agora as produções se ampliaram e diversificaram seus temas. Ele citou os filmes de suspense como exemplo, que não tem uma tradição de bilheteria nos cinemas nacionais. “Abrir essas plataformas ajudam a encontrar nosso público”, completou. 

Já para Thalita, autora de livros que foram adaptados para a telona, não importa o meio que a pessoa lê ou assiste suas narrativas, “eu quero que a pessoa conheça a história que eu contei”.

Além disso, os valores do cinema acabam sendo uma barreira. Para Bruno Garotti, as telonas acabam se tornando um espaço limitado. “Acho que agora existe mais espaço para riscos, para nichos e acho que teremos mais espaço para liberdade também”, opinou.

Novidades

A palestra também revelou novidades, e Thalita Rebouças anunciou que fará sua estreia no Netflix com o a história infanto-juvenil Quem Nunca?. Além disso, Maisa Silva, que estreou recentemente como protagonista no cinema com Cinderela Pop (Galeria Distribuidora), será a estrela de três produções da Netflix.

O ator e comediante Fábio Porchat também ganhará espaço na gigante do streaming, atuando em três novos filmes.

Compartilhe:

  • 0 medalha