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12 Julho 2021 | Thiago Pavarino

Jungle Cruise: O novo filme baseado em uma atração temática dos parques da Disney

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(Foto: Exibidor)

Com estreia marcada para 29 de julho, “Jungle Cruise” é o mais novo filme dos estúdios Disney, inspirado em uma atração dos parques do Mickey. Estrelado por Dwayne Johnson e Emily Blunt, o longa-metragem visa repetir o sucesso da franquia “Piratas do Caribe.

O Jungle Cruise é uma atração para visitantes localizada na Adventureland em quatro parques temáticos da Disney em todo o mundo: Disneyland (Califórnia), Magic Kingdom (Flórida), Tokyo Disneyland e Hong Kong Disneyland. Ela simula um cruzeiro de barco por vários rios importantes da Ásia, África e América do Sul. Os visitantes embarcam em réplicas de lanchas de exploradores britânicos da década de 1930 e são levados em uma viagem passando por diversos animais da selva. O passeio é liderado por um membro do elenco da Disney ao vivo, fazendo uma narração humorística e interativa.

Na versão cinematográfica, ambientada no início do século 20, o capitão de um barco fluvial chamado Frank leva uma cientista britânica e seu irmão em uma missão na selva para encontrar a Árvore da Vida, que acredita-se possuir poderes de cura que poderiam ser de grande benefício para a medicina moderna. Ao mesmo tempo, o trio deve lutar contra animais selvagens perigosos, um ambiente quente e mortal, e uma expedição alemã competitiva que está determinada a encontrar a árvore primeiro.

A Walt Disney Company foi pioneira e é a única empresa de cinema e parques temáticos a converter atrações em produções cinematográficas. No entanto, resultados nada animadores foram alcançados para a maioria desses filmes, exceto para a série “Piratas do Caribe”. Este último gerou cinco títulos para a empresa, e dois deles fizeram mais de um bilhão de dólares de bilheteria. No total, a franquia já arrecadou mais de 5.4 bilhões de dólares mundialmente. Outras atrações dos parques adaptadas para o cinema não tiveram a mesma sorte e foram rapidamente esquecidas pelo público, como as adaptações de: “Tower of Terror”, estrelada por Kirsten Dunst; “Mansão Mal-Assombrada”, estrelada por Eddie Murphy; e “Missão: Marte”, dirigida por Brian De Palma.

“Jungle Cruise” estava em desenvolvimento desde 2004. Em 2011, uma versão cinematográfica estrelada por Tom Hanks e Tim Allen foi anunciada, mas logo cancelada. Em 2015, a Disney revelou que um longa-metragem estrelado por Dwayne Johnson estava em preparação, com direção de Jaume Collet-Serra. Em 2018, Emily Blunt se juntou ao elenco.  As filmagens foram iniciadas em maio de 2018. Originalmente o filme estrearia em 2019, mas logo foi transferido para julho de 2020. Porém, devido à pandemia, o filme foi adiado novamente para 2021. Em 13 de maio, a Disney anunciou que a produção seria lançada simultaneamente nos cinemas e na plataforma de streaming Disney + com Premier Access, relatando que os cineastas tomaram tal decisão devido ao fechamento de cinemas no mercado internacional.

Quanto à atração, em 2021 a Disney anunciou uma de suas reformas mais importantes. Em resposta às crescentes acusações deferidas ao “Jungle Cruise” por defensores da justiça racial, o brinquedo passará por modificações, removendo cenas que promovem representações negativas de povos nativos. Existem rumores de que elementos da versão cinematográfica serão incorporados à atração, mas nada foi confirmado até o momento.

“Jungle Cruise” é uma aposta do estúdio para 2021 e será lançado no dia 29 de julho nos cinemas e na plataforma Disney + com Premier Access.

Quanto ao futuro das adaptações cinematográficas de atrações dos parques, foi anunciado que a atriz Scarlett Johansson estrelará e produzirá uma nova versão de “Tower of Terror”. Já “Piratas do Caribe” apresentará uma nova versão estrelada por Margot Robbie e escrita por Christina Hodson, prometendo repetir o sucesso dos filmes com Johnny Depp.

Thiago Pavarino: Formado em Cinema pela PUC-Rio, foi responsável por análise e desenvolvimento de projetos na Total Entertainment de 2013 a 2018. Thiago coordenou de 2012 a 2017, o RioMarket, área de negócios do Festival do Rio. Compôs a equipe de outros eventos dedicados ao mercado audiovisual como a Expocine, Rio2C, CCXP e Escola de Séries. Também serviu como diretor de produção para o documentário “Streetkids United II - The Girls from Rio”, produzido por Stephen Daldry, e foi assistente de produção executiva dos longa-metragens “Amor.com” (2017), “Não se Aceitam Devoluções” (2018), “Crô em Familia” (2018) e “Minha Família” (2021).

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