Exibidor

Notícias / Expocine / Especial

03 Janeiro 2018 | Natalí Alencar

"Ninguém vê as pessoas como elas são", diz Carlos Saldanha sobre a temática em "O Touro Ferdinando"

Filme chega aos cinemas em 11 de janeiro

Compartilhe:

(Foto: Revista Exibidor)

O cineasta brasileiro Carlos Saldanha lança agora em 11 de janeiro o seu sétimo filme, O Touro Ferdinando, da Blue Sky Studios e com distribuição da Fox Film.

Mundialmente conhecido, Saldanha emplacou vários sucessos, como longas da franquia Rio e A Era do Gelo, sendo essa última a detentora da marca de animação mais assistida no Brasil com público de mais de 9 milhões de espectadores no terceiro filme (A Era do Gelo 3).

Em visita ao Brasil, o cineasta mostrou detalhes da produção, que também contou com ativações na Expocine e no Show Búzios.

“Tenho um ótimo relacionamento com os distribuidores e exibidores, principalmente no Brasil. A cada filme que eu lanço, vejo essa renovação. Então fico nessa responsabilidade de entregar sempre um produto que eles tenham prazer em exibir”, disse o diretor ao Portal Exibidor.

Ele explicou que a proposta do Ferdinando é completa, pois o filme promete emoção, ação, e comédia para toda a família, com pitadas para conquistar crianças, meninos, meninas e adultos, além de uma moral da história bonita e forte.

“É uma mensagem que todo mundo tem que ter, que é ser do jeito que se é, o importante é o que tem dentro e não fora. Hoje em dia as crianças passam mais por isso e eu como pai, converso muito com meus filhos, sobre bullying, sobre como você é ser tratado por ser diferente. Além disso, tem uma certa sofisticação na dramaturgia com pitadas que só os adultos entendem, que eu tento buscar ao máximo nos meus filmes”, completa.

O longa não é um musical, mas tem um elemento musical forte e conta com personagens interessantes que vivenciam a mesma temática do Ferdinando, como a cabra Lupe (dublada por Thalita Carauta); Nina, a doce menina (voz de Maísa) cuidadora do Ferdinando e o equino Hans, dublado por Otaviano Costa.

“Ninguém vê as pessoas como elas são, mas sim como querem que elas sejam e todos os personagens dessa história também estão nessa temática”, finaliza Saldanha.


O enredo

O Touro Ferdinando conta a história de um touro gigante com um grande coração. Depois de ser confundido com um animal perigoso, ele é capturado e arrancado de sua casa. Determinado a voltar para sua família, ele se une a uma equipe desajustada na aventura final. Situado na Espanha, Ferdinando prova que você não pode julgar ninguém pela sua aparência.

A história é inspirada no livro "A História de Ferdinando", de Munro Leaf e Robert Lawson, uma obra infantil norte-americana de 1938, que também originou um curta, vencedor do Oscar de animação na edição de 1939.

“Apesar de ter sido feito nos anos 1930, se tornou um fenômeno e até hoje as crianças leem o livro. Quando comecei a trabalhar nessa história, foi na época do Rio 2 e eu tive a ideia de fazer um filme com Touro e surgiu a oportunidade de pegar os direitos autorais desse livro, que é fininho e a história é super simples. Então, ampliei para o filme, mas a mensagem do livro, não pode ser mais atual do que agora”, contou o diretor.


Pitadas do filme (Atenção, contém spoilers)

*O elenco internacional de vozes inclui John Cena, Kate McKinnon, Gina Rodriguez e Anthony Anderson.

* O filme começa com o Touro pequeno, você já deve ter visto por aí em formato de “pelúcia” circulando nas ativações. Ele é criado num ambiente feliz, acompanhado de Nina, uma doce menina que cuida dele.

*Aos saber do Festival de Flores, que ocorre na cidade vizinha, mesmo sendo alertado de que não deveria ir, Ferdinando não resiste e vai e lá acaba se envolvendo numa enorme confusão e até é acusado de quase matar um bebê.

*Retirado da família e do local onde foi criado, Ferdinando vai para uma fazenda de touros, onde eles são treinados para participar em touradas. Ao ficar amigo dos outros touros, eles se unem para fazer uma grande fuga.

*O filme tem cavalos austríacos dançantes que são muito engraçados e trabalham como “capatazes” onde Ferdinando é levado.

Compartilhe: