Exibidor

Notícias / Expocine / Especial

20 Junho 2018 | Natalí Alencar

MediaMation: De olho na América Latina

Empresa iniciou expansão no segmento de e-Sports e promete outras novidades

Compartilhe:

(Foto: MediaMation)

Encerrando o especial do Portal Exibidor sobre tecnologias 4D e Motion Seats, agora você conhecerá a MediaMation, seus planos de expansão e detalhes da tecnologia, especialmente mirando a América Latina.

Nas últimas semanas, você conheceu um pouco mais sobre a CJ 4DPLEX, D-BOX e Lumma.

Aproveite e reveja a matéria na edição impressa nº 29.

Histórico e tecnologias

Desde 1991, a MediaMation tem provido o mercado com soluções tecnológicas para cinema e entretenimento temático. Desde 2017 iniciou expansão na indústria de sSports

A tecnologia imersiva e interativa de 4D e 5D promete dar a sensação ao espectador de como se ele estivesse “dentro” do filme. São mais de 300 instalações no mundo só para a área de cinema. A primeira foi na Cinemex, em Santa Fé, na Cidade do México, em 2012. Já nos Estados Unidos, o primeiro cinema a receber a tecnologia foi o Plaza Stadium Cinemas, em Oxnard, em 2016.

O sistema pneumático da poltrona funciona com conjuntos de 2, 3 ou quatro assentos independentes e as sensações de movimentação são sincronizadas com as sequências de ação do filme.

Além do movimento das poltronas, a tecnologia conta com jatos de ar frontal, lateral, sopro no pescoço, cócegas nas pernas e som nos assentos. Já as sensações presentes no ambiente da sala incluem vento, chuva, neve, bolinhas de sabão, raios, trovões e outros efeitos na iluminação.

Outra facilidade é que os equipamentos são personalizados para se adaptarem a qualquer local, seja ele grande ou pequeno, com projeção 3D ou convencional, com telas padrão, grandes ou panorâmicas.

A empresa também desenvolve soluções criativas para shows, parques temáticos, zoológicos, aquários e museus, e possui modelos para lobby como o Flying EFX Theatre, além das soluções para e-Sports (jogos nos cinemas), Motion EFX Theatres (trailers e caminhões temáticos) e o REACTIVr™ (realidade imersiva).

Para o futuro, a empresa pretende investir ainda mais em realidade virtual e aumentada. 

Números atuais

Está presente em 19 países, contando com as instalações fora do segmento cinema, aumenta sua presença para 37 territórios, chegando a 30 mil poltronas.

Tem equipamentos instalados na América do Norte, Ásia, África, Oriente Médio, América do Sul, Europa, Índia e Austrália.

A empresa vê com otimismo os números alcançados até o momento e espera conquistar novos mercados mantendo o crescimento orgânico.

“Quando começamos a instalar nossos produtos nos cinemas, era uma nova ideia, reconhecidamente mercados asiáticos rapidamente deram as boas-vindas ao conceito e a nossa instalação cresceu drasticamente. O movimento tem sido contínuo desde o primeiro dia e queremos prosseguir com mais instalações”, afirma o executivo da empresa, Brian Szaks.

Fábricas e modelo de negociação

A MediaMation conta com duas instalações, uma em Torrance (Califórnia - L.A, EUA) que, aliás, é seu escritório central e um segundo na China, em Guangzhou. Segundo o executivo, já está nos planos da empresa a abertura de mais uma unidade na América Latina. Aliás, durante a Expocine 2017, a fabricante sinalizou interesse no Brasil.

“Territórios como o Brasil, Argentina, Caribe, Equador, Colômbia e Peru não têm crescido somente no número de complexos, mas também na quantidade de ingressos vendidos”, afirmou na ocasião, Dan Jamele, CEO da companhia, que expôs seu equipamento no estande da Santa Clara Poltronas.

Sobre o investimento necessário para ter a tecnologia, a empresa afirmou que o modelo de negociação é bastante flexível e dinâmico e depende da localização e das necessidades do cliente. Sem entrar em detalhes, se colocou à disposição para negociar com os exibidores. 

Manutenção

Cada instalação vem com manual de instruções completo para manutenção preventiva e limpeza diária, semanal, mensal e anual. A MediaMation também afirmou que oferece um serviço de atendimento 24 horas e departamento de tecnologia que faz parceria com integradores locais e que, portanto, dá devida assistência aos clientes.

A operação do equipamento é simples e depende apenas de um botão para a exibição começar.

A empresa também oferece suporte remoto com atendimento via webcam, inclusive para fazer atualizações rápidas.

Também conta com vários parceiros de fabricação, além da montagem interna das poltronas nas duas unidades (EUA e China). 

Últimas Novidades

Recentemente, a empresa de poltronas 4D assinou acordo de instalação em novos cinemas nos EUA e Sérvia.

Além disso, no início de 2018, confirmou parceria com o famoso cinema de Hollywood, o TCL Chinese Theatre, que tem um complexo adjacente com seis salas, o Chinese 6 Theatre.

Com o acordo, uma das salas do complexo passou a contar com poltronas MX4D Motion EFX.

Além de sessões nesse formato, a sala também receberá campeonatos e eventos de e-Sports, sendo considerado o único do tipo em Hollywood.

Heather Blair, responsável pela área de vendas no segmento cinema da MediaMation, fez parte de uma lista que nomeou as 50 Mulheres do Cinema Global, feita pelo Celluloid Junkie.

A lista reconhece o papel fundamental que as lideranças femininas desempenham nas operações de cinema, grandes e pequenas, bem como em áreas afins em todo o mundo. Também destaca a importância de promover a igualdade de gênero em toda a indústria, especialmente quando se trata de funções de liderança.

Compartilhe: