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18 Dezembro 2019 | Thaís Lemos

Plano Anual de Investimento é aprovado pelo Comitê Gestor do FSA

“A ideia de que a política de fomento ao audiovisual está paralisada é totalmente equivocada”, disse Alex Braga, diretor-presidente da Ancine

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(Foto: Divulgação)

O Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual se reuniu ontem (17), no Ministério da Cidadania, em Brasília, e aprovou o Plano Anual de Investimento de 2019, garantindo a distribuição dos recursos entre os programas definidos por lei.



Com isso, 47,9% dos recursos, que representa R$ 336,9 milhões, serão alocados no Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Cinema Brasileiro (Prodecine); 42,4%, que representa R$ 298 milhões para o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav); e 9,8%, que representa R$ 68,7 milhões para o Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Infraestrutura do Cinema e do Audiovisual (Proinfra). No entanto, os detalhes da proposta serão discutidos em janeiro.

Alex Braga, diretor-presidente da Ancine, disse que o percentual é menor do que nos outros anos, porque há a perspectiva de lançamento de uma importante linha de investimento na área. "Estamos trabalhando pela prorrogação do contrato do BNDES como agente financeiro do FSA, o que nos garantirá autorização para uso de recursos no valor de R$ 250 milhões, não utilizados em anos anteriores”, afirmou em nota oficial.

Os recursos serão investidos integralmente na ampliação do parque exibidor brasileiro, na promoção de inovação tecnológica e na adequação do parque às exigências relacionadas a acessibilidade.

Para Gilberto Leal, exibidor e presidente do Sindicato dos Exibidores do Rio de Janeiro, desde que Braga entrou na Agência, a produção, distribuição e exibição tem sido trabalhada como um todo. “Estamos sentindo uma preocupação principalmente com os exibidores médios e pequenos na atual gestão. Estão querendo nos ajudar e trabalhar conosco, dentro das vias corretas, para viabilizar ao exibidor a ampliação do parque”, disse em entrevista ao Portal Exibidor.

Para Roberto Alvim, Secretário Especial da Cultura, a distribuição entre os programas foi feita com base no histórico de alocação desses recursos. “Com a aprovação do PAI vamos conseguir empenhar esses recursos ainda este ano, garantindo que a política de incentivo e fomento ao audiovisual brasileiro siga forte”, disse.

O secretário ainda comentou sobre a chegada de André Sturm, que deve assumir, oficialmente, nos próximos dias, a Secretaria do Audiovisual. Segundo Alvim, a chegada de Sturm marca o início de um novo momento de construção conjunta entre a Secretaria Especial da Cultura e o setor. Leal também acredita que a chegada do novo secretário pode ser positiva para o setor. “Vimos com bons olhos, principalmente porque ele tem uma sala de cinema e trabalhou com diversas frentes do setor”, completou o presidente do Sindicato.

Em 2019, 635 projetos foram contratados, totalizando mais de R$ 526 milhões, segundo Braga. O valor ainda fica abaixo de 2018, quando R$ 550 milhões foram desembolsados. “A ideia de que a política de fomento ao audiovisual está paralisada é totalmente equivocada”, declarou o diretor-presidente.

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