Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Top 10 Mundial e EUA

23 Dezembro 2019 | Renata Vomero

"Star Wars: A Ascensão Skywalker" é a terceira maior abertura de dezembro da América do Norte

Ainda assim, filme fez a menor bilheteria de estreia da trilogia

Compartilhe:

(Foto: Disney)

Talvez esse tenha sido um dos fins de semana mais aguardados do ano, tudo isso por conta da estreia de Star Wars: A Ascensão Skywalker, filme que encerra a trilogia iniciada em 2015 com Star Wars: O Despertar da Força e primeira trilogia desenvolvida pela Disney, desde a compra da Lucasfilm em 2012.

Publicidade fechar X

No entanto, parece que o filme está chegando ao público com um sabor um tanto agridoce. Na América do Norte, sendo os EUA possivelmente o maior mercado da saga, o filme estreou com bilheteria de US$175,5 milhões na região, o que torna o filme a terceira maior abertura de dezembro da história. Apesar de ser a menor bilheteria de estreia da trilogia, tendo Star Wars: O Despertar da Força feito US$247,9 milhões e Star Wars: Os Últimos Jedi, US$220 milhões. Ainda assim, apesar de os analistas esperarem mais do longa, as estimativas davam conta de que essa seria a média de arrecadação do filme, dada a proximidade do feriado de Natal. Esse foi o título da trilogia que estreou mais próximo do feriado, então, as pessoas provavelmente estão mais focadas nas compras desta época. As informações são da Comscore.

Globalmente, o filme está sendo um sucesso, já tendo faturado US$373,5 milhões. A maior abertura internacional do filme aconteceu no Reino Unido, com US$26,8 milhões, seguido da Alemanha, com US$21,8 milhões; França, US$15,2 milhões, e Japão, com US$14,6 milhões. Na China, no entanto, a produção não repetiu êxito dos outros mercados. Na região, o filme fez bilheteria de US$8,7 milhões. Algo que foi antecipado pela Disney, já que toda a saga não tem tanta força no país.

O fim de semana global também contou com o sucesso de Jumanji - Próxima Fase (Sony) que faturou US$58,7 milhões em sua segunda semana em cartaz e ainda sem ter estreado em uma parte dos territórios, incluindo o Brasil. Ainda assim, é interessante observar a discrepância com relação a Star Wars, que mesmo quando divide público e crítica, ainda mostra o tamanho de sua importância dentro do mercado.

Destaque do mercado Chinês, o filme Ip Man 4: The Finale estreou apenas no país e já garantiu a bilheteria de US$51,6 milhões. Desta forma, a produção está entre as maiores bilheterias do fim de semana e, no país, desbancou Star Wars.

América do Norte

De que Star Wars seria a menina dos olhos na região – e no mundo – isso não há dúvidas. Com uma boa abertura na região, ainda assim o norte-americanos também estão bastante satisfeitos com Jumanji - Próxima Fase (Sony), que faturou US$26,1 milhões.

A Disney também pode comemorar duplamente esse Natal, já que Frozen 2 mostra o sucesso que é essa congelante história. Já há cinco semanas nos cinemas, a animação fez agora bilheteria de US$12,3 milhões. Só na região, Frozen 2 tem total acumulado de mais de US$380 milhões e não estreou em todos os mercados do mundo.

Agora, não é possível falar sobre o fim de semana norte-americano sem mencionar Cats (Universal), a versão do sucesso da Broadway para as telonas já estava gerando desconfianças antes mesmo de sua estreia, com o público fazendo duras críticas ao visual do longa nas redes sociais quando eram lançados materiais do filme. Estreando neste fim de semana na região, o filme fez a decepcionante bilheteria de US$6,5 milhões. E tem mais! A Universal enviou um comunicado aos exibidores dizendo que enviará a eles uma nova versão do longa, já que a primeira não estava totalmente finalizada. O filme estreia no Brasil no dia 25 de dezembro.

América Latina

Entre os latino-americanos a unanimidade também é Star Wars: A Ascensão Skywalker (Disney), na Argentina o filme teve público de 285,2 mil pessoas, na Bolívia de 45,2 mil, no Paraguai de 12,1 mil, no Uruguai de 17,9 mil, no Chile 244 mil e no Peru, 257,1 mil pessoas.

Compartilhe:

  • 0 medalha