Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Premiação

06 Janeiro 2020 | Renata Vomero

Sony é a maior vencedora do Globo de Ouro 2020 com longa de Quentin Tarantino

Netflix não ganhou visibilidade entre os vencedores

Compartilhe:

(Foto: Sony)

Aconteceu ontem (05) a cerimônia do Globo de Ouro 2020, em Los Angeles, Estados Unidos. O prêmio abriu a temporada de premiações deste ano e trouxe algumas surpresas para os espectadores nesta 77ª edição, sendo os vencedores escolhidos pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), que reúne jornalistas do mundo todo.

Publicidade fechar X

A premiação foi apresentada pelo comediante Ricky Gervais, veterano do Globo de Ouro e que abriu a cerimônia cutucando os artistas ali presentes. Tradicionalmente premiando os trabalhos da televisão e do cinema, o Globo de Ouro deste ano homenageou Ellen Degeneres com o prêmio Carol Burnett pela sua contribuição à televisão, e Tom Hanks com o prêmio Cecil B. Demille pela sua trajetória no cinema.

Entre os vencedores, quem pode comemorar bastante é Quentin Tarantino com seu longa Era Uma Vez... Em Hollywood. A produção concorria em cinco categorias e levou a estatueta dourada em três delas, por Melhor Roteiro, Melhor Ator Coadjuvante com Brad Pitt e Melhor Filme de Musical ou Comédia. Dessa forma a Sony se tornou a grande distribuidora da noite, com três vitórias.

A produção que remonta a Hollywood do final dos anos 1960 desbancou alguns nomes fortes como O Irlandês (Netflix), Rocketman (Paramount), Dois Papas (Netflix), História de Um Casamento (Netflix) e Parasita (Alpha Pandora). Aliás, falando em desbancar, a surpresa da noite ficou por conta de 1917, ainda pouco comentado, já que estreou em poucos territórios. O filme da Universal foi indicado em três categorias e venceu em duas delas, por Melhor Filme de Drama e Melhor Direção com Sam Mendes. O filme chega nos cinemas do Brasil no dia 23 de janeiro e já tem sessões antecipadas programadas para os dias 18 e 19 do mês.

Apesar de bem falada, a produção, que se passa durante a Primeira Guerra Mundial, não constava entre as principais apostas da crítica especializada, que apontava a possível vitória de Coringa (Warner) ou O Irlandês.

O famoso vilão da DC foi bem indicado na premiação, sendo nomeado em quatro categorias. O filme de Todd Philips figurou entre os favoritos nas categorias principais e acabou levando a melhor por sua trilha sonora, comandada por Hildur Guðnadóttir. Sem grandes surpresas, Joaquin Phoenix venceu por Melhor Ator em filme de Drama no papel de Coringa.

Outro destaque foi Rocketman, da Paramount. A cinebiografia de Elton John saiu vencedora nas categorias Melhor Canção Original e por Melhor Ator em filme Musical ou Comédia, com Taron Egerton. “Rocketman foi um dos filmes de maior sucesso da Paramount em 2019 onde conseguimos trabalhar uma campanha criativa, interativa e ampla como a obra de Elton John. É um filme que trouxe muita alegria e prestígio para o estúdio em 2019 e esse hype continuará forte em 2020 com a temporada de premiações”, comentou a Paramount Brasil para o Portal Exibidor.

Apesar de ter sido a campeã de indicações na noite de ontem, com 17 delas e quatro filmes na concorrência, a Netflix decepcionou levando apenas um prêmio para casa, com a vitória de Laura Dern por Melhor Atriz Coadjuvante no longa História de Um Casamento. A gigante do streaming estava na disputa pelos longas Dois Papas, Meu Nome é Dolemite, O Irlandês e História de Um Casamento. O resultado da plataforma no Globo de Ouro liga os radares sobre como será a participação e desempenho da Netflix nessa temporada de premiações. No Brasil, os filmes do streaming que foram exibidos nos cinemas contaram com distribuição da O2 Play.

Em animação, Link Perdido (Disney) foi o grande vitorioso da noite, superando Frozen 2, Toy Story 4 e O Rei Leão.  Já Parasita foi o grande vencedor na categoria Filme de Língua Estrangeira.

No Twitter

Como de costume, o Twitter foi a rede social que mais contou com engajamento com relação ao Globo de Ouro, que entrou nos trending topics. Os resultados divulgados pela rede apontam que o Brasil foi o segundo país que mais tweetou sobre o assunto, ficando atrás apenas dos EUA. O maior pico de postagens aconteceu às 1h, quando foi anunciado o prêmio de Joaquin Phoenix, o segundo às 23h30, com o a estatueta de Laura Dern e o terceiro  às 0h20 quando houve a vitória de Brad Pitt.

Os nomes mais citados foram do apresentador Rick Gervais e os filmes mais postados foram Coringa e Parasita.

 

Ranking de distribuidoras:

Sony – 3 vitórias

Universal – 2 vitórias

Warner – 2 vitórias

Paramount – 2 vitórias

Paris Filmes, Disney, Alpha/Pandora e Netflix – 1 vitória

 

Confira os vencedores:

Melhor Filme de Drama

1917 (Universal)

 

Melhor Filme de Musical ou Comédia

Era Uma Vez...Em Hollywood (Sony)

 

Melhor Direção

Sam Mendes – 1917 (Universal)

 

Melhor Atriz de Filme de Drama

Renée Zellweger - Judy - Muito Além do Arco-Íris (Paris Filmes)

 

Melhor Ator de Filme de Drama

Joaquin Phoenix – Coringa (Warner)

 

Melhor Atriz de Filme de Musical ou Comédia

Awkwafina – The Farewell (Ainda sem distribuidora no Brasil)

 

Melhor Ator de Filme de Musical ou Comédia

Taron Egerton – Rocketman (Paramount)

 

Melhor Atriz Coadjuvante

Laura Dern – História de Um Casamento (Netflix)

 

Melhor Ator Coadjuvante

Brad Pitt – Era Uma Vez... Em Hollywood (Sony)

 

Melhor Animação

 Link Perdido (Disney)

 

Melhor Canção Original

“(I’m Gonna) Love Me Again” – Rocketman (Paramount)

 

Melhor Trilha Sonora

Coringa (Warner)

 

Melhor Roteiro

Era Uma Vez... Em Hollywood (Sony)

 

Melhor Filme em Língua Estrangeira

Parasita (Alpha/Pandora)

Compartilhe:

  • 0 medalha