Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Inclusão

07 Janeiro 2020 | Fernanda Mendes

Festival em Londres testa nova ferramenta de acessibilidade de conteúdo

Óculos inteligentes exibem descrição das cenas e dos diálogos

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Em meio ao debate sobre a inclusão de pessoas com deficiência nas salas de cinema, um festival em Londres, o London Short Film Festival, está com uma proposta bem interessante para pessoas com deficiência auditiva.

Publicidade fechar X

O evento que acontecerá entre os dias 11 e 16 de janeiro, contará com um piloto da tecnologia Open Access Smart Capture, que nada mais é do que óculos com legendas inteligentes. A ferramenta é um resultado da parceria entre a National Theatre e especialistas em linguística da Professor Andrew Lambourne.

Os óculos são da Epson e exibem uma transcrição sincronizada dos diálogos e dos sons.

No Reino Unido há cerca de 11 milhões de pessoas com deficiência auditiva, ou seja, uma a cada seis pessoas. No país há 1.500 telas com filmes legendados, mas, mesmo assim, esse tipo de legenda convencional não é o apropriado para esta demanda.

No Brasil

Por aqui os exibidores estavam correndo para atender às normas da Ancine, que exigia que os cinemas deveriam ter a partir do dia 1º de janeiro ferramentas para acessibilidade de conteúdo.

No entanto, o presidente Jair Bolsonaro anunciou uma medida provisória no dia 31 de dezembro para estender, por mais um ano, essa obrigatoriedade.

Atualmente há duas tecnologias disponíveis no Brasil: o CineAssista, da Dolby em parceria com a Assista Tecnologia, que é um aparelho com visor ao lado do espectador que oferece audiodescrição, legenda descritiva e tradução de LIBRAS simultaneamente com o filme, prometendo uma sincronia perfeita com as legendas inseridas no DCP; e o ProAccess, da Riole e ETC, que é uma ferramenta que disponibiliza ao usuário canais de áudio descrição, close caption, LIBRAS, e áudio assistência - esta última que potencializa os canais de diálogo para o espectador que tem baixa audição.

Compartilhe:

  • 0 medalha