Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Saúde Pública

26 Fevereiro 2020 | Fernanda Mendes

Coronavírus fecha 45% dos cinemas na Itália

Surto está impactando indústria global

Compartilhe:

(Foto: Francesca Volpi/Bloomberg via Getty Images)

O Coronavírus está se alastrando pela Itália e já registrou 229 pessoas infectadas. O caso está bastante preocupante principalmente no Norte e Nordeste do país. Por isso, a partir do dia 1º de março, todos eventos públicos serão cancelados nas regiões de Piemonte, Lombardia, Vêneto, Friul-Veneza Júlia e Emília-Romanha.



Entre esses eventos público estão escolas, museus, shows e, claro, os cinemas, que serão fechados. O primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte já ressaltou que esse surto terá um impacto grande na já frágil economia do país.

Apesar da maior concentração de bilheteria da Itália ficar na região central do país, os efeitos do desligamento dos cinemas no norte já afetaram bastante os números. As vendas de ingresso caíram 44% na semana passada.

Cerca de 850 cinemas (1.830 telas) foram fechados, o que representa 45% do circuito. Diversas estreias foram adiadas e muitas produções que estavam sendo rodadas na Itália foram canceladas, como é o caso de Missão: Impossível 7 (Paramount) que estava alocada em Veneza.

“A indústria cinematográfica está trabalhando com as autoridades para conter e prevenir o Coronavírus. Em regiões onde os cinemas foram obrigados a fechar, exibidores e distribuidores estão ajustando tudo em tempo real. Em outras partes do país, os negócios continuarão normalmente. Claro, esse surto terá consequências significativas para a economia, mas todo mundo precisa aplicar as medidas necessárias para sair dessa situação crítica o mais rápido possível”, relatou Francesco Rutelli, presidente da ANICA (Associação Italiana das Indústrias de Cinema, Audiovisual e Multimídia).

Mercado global

E não é só nos países infectados que o Coronavírus está prejudicando a indústria cinematográfica. Em Hollywood as ações das empresas caíram nesta segunda-feira, dia 24. As ações da Disney caíram 4,3% indo para US$ 133,01, e da Comcast a baixa foi de 2,6% registrando US$ 44,6 por ação.

Tanto a Disney como a Universal (pertencente à Comcast) e outros estúdios tiveram seus lançamentos cancelados e sem nova data de estreia na China, mercado de cinema mais importante do mundo. Os analistas já temem o risco da pirataria desses filmes.

A Imax também viu o preço de suas ações caíram em 1,9%. A China é o principal mercado para a empresa que tem mais de 700 telas por lá.

As ações da Netflix também caíram em cerca de 3%, mas a gigante do streaming pode se beneficiar desta situação, pois as infecções se dão em espaços público, o que leva cada vez mais as pessoas a ficarem em casa.

No Brasil, o primeiro caso de Coronavírus foi confirmado há pouco. Trata-se de um homem de 61 anos que voltou de viagem à região da Lombardia, na Itália. Agora, há que esperar as consequências do caso no país.

Compartilhe:

  • 0 medalha