Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Política

20 Maio 2020 | Fernanda Mendes

Regina Duarte deixa Secretaria Especial da Cultura e assume Cinemateca Brasileira

Ainda não há um nome oficial para substituí-la

Compartilhe:

(Foto: Carolina Antunes/Secom PR)

O presidente Jair Bolsonaro e Regina Duarte gravaram um vídeo nesta manhã (20) oficializando a saída da atriz do comando da Secretaria Especial da Cultura. Os dois fizeram questão de esclarecer que não houve desentendimentos entre eles. “Regina, toda semana tem um ou dois ministros que estão sendo fritados, segundo a mídia. Eu jamais iria fritar você”, afirmou o presidente.



Agora, a atriz assumirá o comando da Cinemateca Brasileira, que fica em São Paulo (SP). Segundo Regina, a troca de cargo foi motivada pela falta que sente da família, que mora na capital paulista. “Acabo de ganhar um presente que é o sonho de qualquer pessoa de comunicação, de audiovisual, de arte, de cinema e de teatro. Um convite para fazer parte da Cinemateca”, disse a atriz.

A Cinemateca, aliás, passa por uma das maiores crises financeiras de sua história. Inclusive, recentemente foi feita uma petição pública pedindo socorro para o próprio Governo Federal, pois desde dezembro de 2019, a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto, entidade que geria a Cinemateca, parou de receber os devidos recursos federais desde o vencimento do contrato de gestão. Assim, estava tentando manter a Cinemateca com os próprios recursos do caixa da instituição.

Em uma reportagem recente, o jornal O Globo procurou a Secretaria Especial da Cultura, responsável pela Cinemateca, que disse que o processo para selecionar a organização que iria gerir a entidade estava em andamento.

Vale lembrar que, sem um órgão responsável por sua gestão, a Cinemateca não pode fazer contratações nem a respeito de serviços essenciais. O órgão é o maior acervo audiovisual da América do Sul, com mais de 250 mil rolos de filmes, além de além de um milhão de documentos que contam a História do cinema brasileiro. Sua preservação demanda cuidados permanentes de técnicos especializados e manutenção de estritos parâmetros de conservação em baixa temperatura e umidade relativa.

“Você quer ajudar o Brasil e o que eu mais quero é o seu bem, por aquilo que você representa pra nós, Regina”, finalizou Jair Bolsonaro em vídeo postado nesta manhã.

Para substituí-la na Secretaria Especial da Cultura, ainda não há nenhum nome oficial, mas muito se especula sobre a entrada do também ator Mário Frias. Ele já falou que tem interesse em assumir a Secretaria e andou encontrando o presidente, inclusive, participando de um almoço nesta semana com presidentes de times de futebol.

Compartilhe:

  • 0 medalha