Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Documentário

09 Setembro 2020 | Fernanda Mendes

Festival É Tudo Verdade acontece de 23 de setembro a 4 de outubro

“A Cordilheira dos Sonhos” abre o festival em sessão para convidados no Drive-in Cine Belas Artes em SP

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Em entrevista coletiva online nesta manhã, o diretor-fundador do festival É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, Amir Labaki, apresentou o programa da segunda fase do festival em 2020. A 25ª edição do É Tudo Verdade exibirá, de 23 de setembro a 4 de outubro, um total de 60 longas e curtas-metragens em competição e hors-concours, de forma gratuita, em plataformas de streaming.

Publicidade fechar X

O É Tudo Verdade tem patrocínio do Itaú e Sabesp; parceria do SESC-SP e apoio cultural do Itaú Cultural e Spcine. Conta também com a realização do Ministério do Turismo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo.

“Circunstâncias emergenciais exigem soluções excepcionais. A pandemia inviabilizou nossa 25ª edição em salas, mas vamos celebrar esta marca histórica com uma segunda etapa também digital, reafirmando em sintonia com nossos patrocinadores e parceiros a tradição de excelência de nossas competições, sessões especiais, palestras e debates”, afirma o diretor-fundador do É Tudo Verdade, Amir Labaki. “Comemoro em especial a retomada da Conferência Internacional do Documentário, realizando online sua 17ª edição ao lado do Itaú Cultural”.

As produções premiadas pelos júris do É Tudo Verdade 2020, nas competições brasileiras e internacionais de longas/médias-metragens e de curtas-metragens, estarão automaticamente classificadas para apreciação à disputa pelo Oscar® do ano que vem.

Sessão De Abertura

Um dos vencedores do Olho de Ouro de Melhor Documentário no Festival de Cannes no ano passado, A Cordilheira dos Sonhos (2019), dirigido por Patricio Guzmán, será o filme de abertura da fase competitiva, em sessão especial para convidados no Drive-in Belas Artes, em São Paulo, dia 23 de setembro.

No mesmo dia, às 20:30, o filme será exibido também via streaming, dentro da programação online do festival.

“É difícil comemorar 25 anos de festival em um momento de luto e sem poder abraçar as pessoas. Por isso optamos por fazer a abertura do evento de forma simbólica para mostrar a nossa crença no cinema e nesse convívio”, explicou Labaki.

Sessão de Premiação e Encerramento - 04/10

Pela primeira vez, o É Tudo Verdade terá uma sessão especial de encerramento, logo após a Cerimônia de Premiação. O filme para esta sessão será anunciado nas próximas semanas.

Mostras e masterclasses

Dez longas-metragens brasileiros em competição serão exibidos online em sessões diárias às 21h, e sempre às 17h do dia seguinte de cada estreia em streaming, os diretores dos longas-metragens participarão de um debate virtual, na plataforma online do festival.

E, diariamente, às 18, serão exibidas outras mostras competitivas, incluindo 12 longas-metragens internacionais, 9 curtas-metragens brasileiros e 9 curtas-metragens internacionais – inéditos no Brasil.

Os links das exibições estarão disponíveis no site do Festival.

Na plataforma do Itaú Cultural, também haverá exibições especiais em comemoração aos 25 anos do festival, além da 17ª Conferência Internacional do Documentário.

Em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do SESC, haverá seminários e atividades para produção de conhecimento, formação e difusão. As inscrições são gratuitas e começam hoje por meio deste link.

Já na plataforma Spcine Play, dia 17, haverá uma masterclass com o criador do festival, Amir Labaki, sobre o documentário em homenagem aos 25 anos do evento. As inscrições começam amanhã.

Para saber mais detalhes acesse o site: www.etudoverdade.com.br

Compartilhe:

  • 0 medalha