Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

21 Abril 2021 | Renata Vomero

Festival de curtas discute desde pandemia até produção de coletivos audiovisuais

Kinolab Tela Digital acontece de 21 a 25 de abril

Compartilhe:

(Foto: Kinolab)

Começa hoje (21) e vai até o dia 25 de abril, o Kinolab Tela Digital, que abordará as seguintes temáticas nos curtas-metragens brasileiros exibidos: "Isolamento e Pandemia", "Cinema de Causa", "Processos de Criação" e "A União Faz o Filme". Tudo isso em formato digital e gratuito.

Publicidade fechar X

Foram selecionadas 20 produções finalizadas em 2020 e 2021, representando os estados da Bahia, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. As obras ficam disponíveis a partir das 20h00 do dia 21/04 até o final do evento (25/4).

Objetivo da iniciativa é dar visibilidade a filmes realizados principalmente por pessoas egressas de comunidades periféricas, cidades pequenas no interior do país e aldeias indígenas. Os filmes concorrem a uma premiação no valor de R$3.000,00 para até três destaques do evento, escolhidos entre os filmes, cineastas, atores/atrizes ou iniciativas audiovisuais coletivas. Uma seleção de destaques da programação ganha exibição na programação do 32º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum, a ser realizado em agosto de 2021.

O programa "Isolamento e Pandemia" traz um conjunto de filmes produzidos dentro do contexto da pandemia sanitária da covid-19 que, influenciando tanto forma como temática, atua como elemento criativo decisivo na concepção destes curtas-metragens. Na programação estão Temporal (de Maíra Campos e Michel Ramos, MG), Inês (Ricardo Vaz Martins, RJ), O Tempo Dilatou (André Moura Lopes e Marco Rudolf, CE), Despoético (Natália Grego, SP), Mulheres em Quarentena (Bárbara Tavares, RJ) e Alternativas Felizes para Quando o Sol Não Vem (Juliana Santana, SP).

 

Já o programa "Cinema de Causa" é dedicado a filmes produzidos dentro de um espírito de engajamento, remetendo a temas sensíveis e que promovam um mundo mais justo, solidário e plural. Estão incluídas quatro produções: Equilíbrio (de Olinda Muniz Silva Wanderley, BA), Janelas Daqui (Luciano Vidigal, RJ), Seremos Ouvidas (Larissa Nepomuceno Moreira, PR) e Aonde Vão os Pés (Débora Zanatta, PR).

 

Em "Processos de Criação" estão obras de ficção e documentários criativos que constroem e investigam de diferentes formas os seus personagens protagonistas. Fazem parte do programa Santa (de David Personagem / Coletivo Luneta Vermelha, SP), Mandayaki e Takino (Dadyma Juruna e Yariato Juruna, MT), Iluminar (Rafael Assunção / Coletivo Mosca Frita, SP), Três Dias Com Ele (Rodolfo Groppo Martim / Fractal Plataforma Artística, SP), Dois (Guilherme Jardim e Vinícius Fockiss, MG) e Procreare (Alice Stamato, SP).

 

Filmes que são resultado de empenho e esforço conjunto de grupos e iniciativas audiovisuais coletivas são destaque do programa A União Faz o Filme. Nele estão os títulos 25 Anos Sem Asfalto (de Fabiola Andrade, SP), "Banzo" (Rafael Luan, CE), O Prazer de Matar Insetos (Leonardo Martinelli, RJ) e Sanatrio (Leonardo Rodrigues, SP).

 O Kinolab Tela Digital promove ainda uma série de webinars que discute temas relacionados à economia criativa dentro do setor audiovisual. Os filmes e os webinars podem ser acessados através do endereço www.kinoforum.org.br.

Compartilhe:

  • 0 medalha