Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

14 Junho 2021 | Renata Vomero

Festival Anim!Arte premia quatro animações brasileiras

Cerimônia de premiação aconteceu neste domingo (13)

Compartilhe:

"Baiacu" (Foto: Divulgação)

A 16ª edição do Festival Anim!Arte premiou ontem (13) os filmes que participaram de suas mostras competitivas. O festival brasileiro é voltado para curtas de animação, em sua maioria, desenvolvidos por estudantes da área.

Publicidade fechar X

Nesta edição, foram premiados quatro filmes nacionais , são eles Òpárá de Òsún: quando tudo nasce, de Pâmela Pelegrino; Maria Quitéria Honra e Glória, de Antonio Jesus da Silva; Modais, de Nícolas de Sousa e Baiacu, de Luíza Ishikawa.

Na categoria Filme Ambiental o grande vencedor do júri oficial foi o brasileiro Òpárá de Òsún: quando tudo nasce, de Pâmela Pelegrino. A equipe de jurados também concedeu menção honrosa para o também brasileiro Nana e Nilo - Dia de Sol e Chuva, de Sandro Lopes; para o argentino El Árbol ya fue Plantado, de Irene Blei, e para o britânico Rhino, dirigido por Bethany Powell. O júri online consagrou o peruano Ana Y El Covid-19: Pequeñas Historias, de Paula Chávez e Carolina Paullo. 

O grande vencedor segundo o júri oficial na sessão Culturas do Mundo foi o mexicano El Desfile de Los Ausentes. Segundo o júri online o melhor filme foi para o também brasileiro Maria Quitéria Honra e Glória, de Antonio Jesus da Silva. 

O júri oficial premiou como melhor animação na categoria Estudantes Brasileiros Maxi Modais, de Nícolas de Sousa (Rio Grande do Norte) e concederam menção honrosa para dois filmes do Rio de Janeiro: Altcell, do trio Matheus Galvão, Erik Fischer Guimarães e Renata Boury e Andorinha, de Clara Braem e, para o filme gaúcho O homem atrás da janela, de Naum Roberto Gomes. Na votação popular o paulistano Baiacu, de Luíza Ishikawa, foi o vencedor. 

A edição será estendida até 25 de junho na plataforma Kinow (https://animarte.kinow.tv). Até agora mais de 700 pessoas de 40 países já participaram do evento este ano. Além de todos as animações, será criada uma sessão destacando os filmes vencedores.  

O 16° Festival Anim!Arte é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Universidade Veiga de Almeida (UVA) e pela Escola Parque, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS, com o apoio de Kinow,  Freeway Film, Festhome e Núcleo i Inteligência Criativa.  

Compartilhe:

  • 1 medalha