Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

26 Julho 2021 | Renata Vomero

Festival de Veneza anuncia seleção de filmes e brasileiros estão entre eles

Evento acontecerá entre os dias 1 e 11 de setembro

Compartilhe:

Curta "Ato", de Bárbara Paz, está entre os selecionados (Foto: Divulgação)

 

Publicidade fechar X

O Festival Internacional de Cinema de Veneza anunciou na manhã desta segunda-feira (26) os filmes selecionados para o evento, incluindo a lista de concorrentes ao Leão de Ouro, mostra competitiva do festival. O evento acontecerá presencialmente entre os dias 1 e 11 de setembro.

A abertura do Festival será com Madres Paralelas, novo filme de Pedro Almodóvar, que está na seleção principal. Além dele, chama a atenção também o nome da neozelandesa Jane Campion, que retorna com The Power of the Dog. Outro forte nome entre os selecionados é o de Paolo Sorrentino, que apresentará seu É stata la mano di Dio.

Também concorrendo ao Leão de Ouro está Maggie Gyllenhaal, que estreia na direção com A Garota Perdida, adaptação do livro da italiana Elena Ferrante. Entre os latino-americanos estão os diretores Michel Franco (Sundown), Gastón Duprat e Mariano Cohn (Competição Oficial), e o chileno Pablo Larraín, que exibirá seu aguardado Spencer, que narra o pedido de divórcio da Princesa Diana ao Príncipe Charles. Diana será interpretada por Kristen Stewart.

Embora não tenham produções brasileiras na mostra principal, há sim filmes nacionais entre os selecionados de outras mostras. Bárbara Paz, que venceu em Veneza o prêmio de Melhor Documentário, por seu filme sobre Hector Babenco, retorna com o curta-metragem Ato, selecionado na Orizzonti Short Films.

“Em um mundo onde a solidão foi a maior protagonista, com palcos vazios   e o medo constante da morte. O afeto é o Ato, a fuga, o desejo fundamental da sobrevivência. É uma honra tão grande voltar ao grande Festival de Veneza com meu primeiro filme de ficção. Um pequeno Ato de silêncio e solidão”, comentou a cineasta.

Diferente de Cannes, que não aceita os filmes das plataformas de streaming, Veneza tem títulos da Netflix em sua seleção, entre eles o nacional 7 Prisioneiros, protagonizado por Rodrigo Santoro e Chrstian Malheiros. O longa é produzido por Fernando Meirelles e Ramin Bahrani, e dirigido por Alexandre Moratto. O filme foi selecionado na Mostra Horizontes, que apresenta as novas tendências e novidades do cinema.

Um outro título bastante aguardado e que ganhará estreia mundial no Festival, conforme divulgado anteriormente, é Duna, novo filme de Denis Villeneune, que encara o desafio de adaptar a complexa obra de Frank Herbert. O longa faz parte da lista de adiamentos por conta da pandemia.

Também foram divulgados os protocolos de segurança para a covid-19. Os presentes serão testados e os cidadãos da União Europeia deverão apresentar o cartão que comprove sua vacinação. Os visitantes do Reino Unido terão que ficar cinco dias em isolamento antes do evento e brasileiros estão impedidos de ir. Os cinemas funcionarão com 50% da capacidade.

 

Confira os selecionados na Mostra Principal:

Madres paralelas, do espanhol Pedro Almodóvar.

Mona Lisa and the Blood Moon, da americana Ana Lily Amirpour.

Un autre monde, do francês Stéphane Brizé.

The Power of the Dog, da neozelandesa Jane Campion.

America Latina, dos italianos Fabio e Damiano D'Innocenzo.

L'événement, da francesa Audrey Diwan.

Competição Oficial, dos argentinos Gastón Duprat e Mariano Cohn.

Il buco, do italiano Michelangelo Frammartino.

Sundown, do mexicano Michel Franco.

Illusions Perdues, do francês Xavier Giannoli.

The Lost Daughter, da americana Maggie Gyllenhaal.

Spencer, do chileno Pablo Larraín.

Freaks out, do italiano Gabriele Mainetti.

Qui rido io, do italiano Mario Martone.

On the Job: The Missing 8, do filipino Erik Matti.

Leave no Traces, do polonês Jan P. Matuszynski.

Captain Volkonogov Escaped, dos russos Natasha Merkulova e Aleksey Chupov

The Card Counter, do americano Paul Schrader.

É stata la mano di Dio, do italiano Paolo Sorrentino.

Reflection, do ucraniano Valentyn Vasyanovych.

La caja, do venezuelano Lorenzo Vigas.

 

Compartilhe:

  • 0 medalha