Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Coluna Line-Up

13 Setembro 2021 | Thiago Pavarino

A história de Aretha Franklin contada em produções para o cinema e streaming

Compartilhe:

(Foto: Exibidor)

Enquanto “Respect: A História de Aretha Franklin” chega em breve aos cinemas, a série “Genius: Aretha”, também sobre a vida da cantora, pode ser conferida no Star+

Publicidade fechar X

Com data de estreia ainda a ser definida no Brasil, “Respect: A História de Aretha Franklin” é a aguardada cinebiografia da cantora. Dirigido por Liesl Tommy (em sua estreia), a partir de um roteiro escrito por Tracey Scott Wilson, o filme é estrelado por Jennifer Hudson como Aretha Franklin. Forest Whitaker, Marlon Wayans, Audra McDonald, Marc Maron, Tituss Burgess e Mary J. Blige completam o elenco estelar. O filme é distribuído pela Universal Pictures.

Aretha foi uma cantora, compositora e pianista americana, falecida em 2018. Referenciada como a "Rainha do Soul", ela foi duas vezes colocada em 9º lugar na lista dos 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos da famosa revista estadunidense Rolling Stone.

Quando a artista faleceu, em 2018, Barack Obama relembrou o legado da cantora e sua importância ao fazer um post emocionado em sua conta do Instagram: “Foi através de suas composições e musicalidade inigualável que Aretha ajudou a definir a experiência americana. Em sua voz, pudemos sentir nossa história, nossa escuridão, nossa luz. Nossa busca pela redenção e nosso respeito conquistado com dificuldade. Ela nos ajudou a nos sentirmos mais conectados um com o outro, mais esperançosos, mais humanos. E algumas vezes ela simplesmente nos ajudou a esquecer de tudo e dançar. Aretha pode ter ido para um lugar melhor, mas a dádiva da sua música permanece para inspirar a todos nós. Que a Rainha do Soul descanse em paz eterna.”

O projeto do longa-metragem sobre sua vida estava em desenvolvimento há muito tempo, com Jennifer Hudson definida para interpretá-la. Franklin esteve diretamente envolvida com o desenvolvimento da produção até a ocasião de sua morte e afirmou que Hudson ganharia um Oscar pelo papel. As filmagens começaram em Atlanta, Geórgia, em 2 de setembro de 2019, e terminaram em 15 de fevereiro de 2020. Sobre a obra, a diretora Liesl Tommy declarou: “Meu sonho para o filme - e para Aretha e seu legado - era criar um clássico que você tem que ver no cinema. A vida dela era tão grande que o filme merece ser visto na tela grande.”

Curiosamente outro projeto sobre Aretha Franklin foi desenvolvido recentemente. Em 2019, a National Geographic anunciou que o tema da terceira temporada de sua série “Genius” seria a vida da cantora. Contando com oito episódios, a série já está disponível no Brasil através do Star+, plataforma de streaming recentemente lançada no país. A atriz Cynthia Erivo, que foi recentemente indicada ao Oscar por “Harriet”, foi nomeada ao Emmy 2021 por sua atuação como Aretha.

Com críticas positivas por sua atuação, é possível que o nome de Hudson seja incluído na próxima temporada de premiações. A atriz pode se juntar a outras que já foram indicadas ao maior prêmio do cinema por interpretarem cantoras negras, como Diana Ross, que interpretou Billie Holiday em “O Acaso de uma Estrela” (1972); Angela Bassett, que interpretou Tina Turner em “Tina” (1993); e Andra Day, que também interpretou Holiday no recente “Estados Unidos vs. Billie Holiday” (2020).

Thiago Pavarino: Formado em Cinema pela PUC-Rio, foi responsável por análise e desenvolvimento de projetos na Total Entertainment de 2013 a 2018. Thiago coordenou de 2012 a 2017, o RioMarket, área de negócios do Festival do Rio. Compôs a equipe de outros eventos dedicados ao mercado audiovisual como a Expocine, Rio2C, CCXP e Escola de Séries. Também serviu como diretor de produção para o documentário “Streetkids United II - The Girls from Rio”, produzido por Stephen Daldry, e foi assistente de produção executiva dos longa-metragens “Amor.com” (2017), “Não se Aceitam Devoluções” (2018), “Crô em Familia” (2018) e “Minha Família” (2021).

Compartilhe:

  • 0 medalha