Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Programação

22 Setembro 2021 | Renata Vomero

Com estreias temáticas, Petra Belas Artes realizará ciclo "Cinema e Política"

Programação contará com lançamentos de “Aranha” e “Nem Tudo se Desfaz”

Compartilhe:

Chileno "Aranha" estreia nesta quinta-feira (23) (Foto: Divulgação)

Repressão, fascismo, greve, ditadura militar, golpe de estado, impeachment e ascensão da extrema direita... Estes assuntos parecem saídos dos noticiários cotidianos, mas eles são também alguns dos temas centrais dos 13 filmes, a maioria de diretores consagrados e que fazem parte da história do cinema, e que serão exibidos no Petra Belas Artes, de 26 de setembro a 05 de outubro, no ciclo “Cinema e Política”.



Com a intenção de mostrar a polarização no Brasil e no mundo, o cinema não é de hoje, retrata a política, muitas vezes usada como campanha e propaganda política. Pensando nisso, e no caldeirão brasileiro que volta os olhos para as eleições de 2022, o Petra Belas Artes fez uma seleção de filmes para recordar o passado, inclusive o recente, para que os mesmos erros não sejam repetidos no futuro.

Como carro-chefe o Petra Belas Artes estreia Aranha, novo filme do chileno Andrés Wood (mesmo diretor de “Machuca”), vencedor do prêmio de Melhor Filme no tradicional Festival de Guadalajara, que acompanha um grupo de extrema direita, dos anos 60, que ajudou a culminar o Golpe Militar Chileno, o 11 de Setembro do Chile. Olhando para o momento atual no Brasil, o público também pode acompanhar o inédito Nem Tudo Se Desfaz, de Josias Teófilo, que estuda a ascensão de Jair Bolsonaro a partir das manifestações de 2013.

A inspirada curadoria do cinema mais amado de São Paulo também reuniu clássicos e cults, de décadas e nacionalidades diversas, com histórias reais e fictícias, incluindo cinco documentários: Outubro (1927), de Grigoriy Aleksandrov e Sergei Eisenstein; A Batalha de Argel (1966), de Gillo Pontecorvo; Z (1969), de Costa-Gavras; Sacco e Vanzetti (1971), de Giuliano Montaldo; Desaparecido: Um Grande Mistério (1982), de Costa-Gavras; A História Oficial (1985), de Luis Puenzo; Arquitetura da Destruição (1989), de Peter Cohen; Entreatos (2004), de João Moreira Salles; Peões (2004), de Eduardo Coutinho; e Alvorada (2020), de Anna Muylaert e Lô Politi.

Esta mostra de filmes chega em tempos de extrema polarização, valendo lembrar que o mundo sempre passou por momentos parecidos com este em que vivemos, e que o cinema sempre esteve presente, lutando contra todo tipo de censura e de repressão.

Compartilhe:

  • 1 medalha