Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

22 Outubro 2021 | Renata Vomero

Encontro virtual discutirá memória dos cinemas de rua do país

Iniciativa é parte da 3ª Mostra Cinemas do Brasil

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A 3ª Mostra Cinemas do Brasil, intitulada Memorabilia dos Cinemas de Rua iniciou as exibições virtuais no dia 1º de outubro com mais de 30 produções de diversos estados do país, e com programação paralela promovendo encontros com realizadores, pesquisadores, coletivos/movimentos, conversa sobre literatura relacionada ao tema Cinema de Rua, além de uma homenagem ao Cine Rio Branco, de Nazaré (BA).  Gratuita, toda a programação da mostra online está disponível no www.mostracinemasdobrasil.com.br. 

Publicidade fechar X

A terceira edição no formato presencial segue até 2022. Junto às edições anteriores, o site já abriga mais de 70 filmes com a temática cinemas de rua.

A 3ª Mostra Cinemas do Brasil retoma a importância da reabertura dos espaços que trazem memórias e histórias. As exibições em formato híbrido estão distribuídas nos recortes: “Diálogos com o cinema”; “Cinema de rua e novas mídias”; “Cinema em toda parte”; “Memórias de Cinema”; “Por trás da tela”; “Protagonistas de cinema” “Sessão proibida” e “Subúrbio em Transe”.  

Dando continuidade aos encontros virtuais promovidos pela Mostra Cinemas do Brasil, no dia 22 de outubro, a partir das 19h30, será transmitido no site do evento o encontro com pesquisadores mediado pela curadora Priscila Urpia. 

O encontro ‘Cinema de Rua: memória e perspectivas da retomada dos espaços exibidores' contará com a presença dos pesquisadores:

André Dib

Pesquisador e crítico de cinema, com mais de uma década de experiência em festivais brasileiros e estrangeiros. Realiza curadorias e oficinas para instituições, mostras e festivais de cinema. Membro da diretoria da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (Abraccine 2013-17) e do Congresso Brasileiro de Cinema (CBC 2014-16).

Luiz Joaquim

Coordenador e professor do Bacharelado em Cinema e Audiovisual das Faculdades Integradas Barros Melo - Aeso (Olinda). Leciona na pós-graduação, lato sensu, "Estudos Cinematográficos", da Universidade Católica de Pernambuco. Foi coordenador e curador, por 16 anos (2001 a 2017), do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Recife). 

Talitha Ferraz

Jornalista formada pela PUC-Rio, mestre e doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ (ECO-UFRJ), com doutorado sanduíche pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Atua como líder do GP Modos de Ver - Estudos das salas de cinema, exibição e audiências cinematográficas (ESPM/CNPq), vinculado ao Laboratório de Pesquisa TELAS - Técnicas, economia, linguagens, audiências e sociedade do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM Rio. 

Márcia Bessa

Doutora em Memória Social (PPGMS/UNIRIO, 2013) - Mestre em Ciência da Arte (IACS/UFF, 2006), Bacharel em Comunicação Social - Habilitação Cinema e Vídeo (IACS/UFF, 2000) - e Licenciada em Artes Visuais (FAMOSP, 2019). Coordenou o ST "Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil" (SOCINE) entre 2015 e 2017. É pesquisadora associada dos grupos de pesquisa CNPq: "Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos" (CIEC/ECO/UFRJ) e "Modos de ver" (MDV/UFF-ESPM-Rio). 

Theresa Medeiros

Professora adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora – FACOM/UFJF, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens – PPGACL/UFJF e do IMACS – International Master in Cinema Studies. Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Conteúdos Transmídia, Convergência de Culturas e Telas – IAD/UFJF e do Grupo de pesquisa Comunicação, Cidade e Memória – UFJF/CNPq. Desenvolve pesquisas em cinema e audiovisual, especialmente em investigações sobre processos de criação; direção de arte; memória e nostalgia.

Compartilhe:

  • 4 medalha