Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

09 Novembro 2021 | Renata Vomero

Celebrando a diversidade, Festival Mix Brasil acontecerá em formato híbrido

Evento será realizado entre 10 a 21 de novembro

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A 29ª edição do Festival Mix Brasil, o mais importante evento de cultura LGBTQIA+ da América Latina e um dos maiores do mundo, acontece de 10 a 21 de novembro em formato híbrido e totalmente gratuito. Parte da programação será de forma presencial no CineSesc, Centro Cultural São Paulo, MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Teatro Paulo Eiró e Centro Cultural da Diversidade, e a outra parte online poderá ser acessada a partir do site do #MixBrasil (www.mixbrasil.org.br). 

Publicidade fechar X

A programação traz 117  filmes de 28 países, cinco espetáculos teatrais inéditos, como Venganza: pega  Homem?, direção da cantora Danna Lisboa, show com Ellen Oléria (abertura) e Raquel, uma das fundadoras da banda "As Bahias e a Cozinha Mineira" (encerramento), literatura; laboratório audiovisual; mesas sobre temas relevantes para comunidade lgbtqia+; Show do Gongo com a Marisa Orth, totalmente presencial, Crescendo com a Diversidade, com oficinas e filmes para crianças e adolescente, além de homenagear com o prêmio Ícone Mix e uma mostra especial, o cantor Ney Matogrosso.

O Festival abrirá no dia 10/11, quarta-feira, às 20h, com o aguardado filme Benedetta, de Paul Verhoeven, selecionado para a programação oficial do Festival de Cannes e San Sebastian, numa sessão no CineSesc. Já para o público de casa, a abertura será com o show da cantora e compositora Ellen Oléria. 

O Panorama Internacional traz títulos  inéditos  selecionados nas últimas edições dos festivais de Cannes, Berlim, Tribeca, Frameline, Queer Lisboa, Toronto e OutFest Los Angeles como "A Fratura" de Catherine Corsini, vencedor do Queer Palm no Festival de Cannes;  "Being BeBe - A História de BeBe Zahara Benet" de Emily Branham, documentário sobre a primeira vencedora de RuPaul's Drag Race,  e os alemão "Instruções de Sobrevivência" de Yana Ugrekhelidze, ganhador do Prêmio do Júri Teddy em Berlim,  "Bliss", de Henrika Kull,  seleção oficial do Panorama da Berlinale, Frameline e Queer Lisboa,  "Boy Meets Boy" , de Daniel Sánchez Lopéz.

Entre os nacionais, são 7 obras concorrendo ao Coelho de Ouro de melhor filme,  como "Deserto Particular'', de Aly Muritiba, indicado do Brasil ao Oscar 2022. Completam a lista de concorrentes: "A Primeira Morte de Joana" de Cristiane Oliveira; "Até o Fim" de Glenda Nicácio, "Vênus de Nyke" de André Antônio, entre outros.

O  panorama nacional também traz o programa REFRAME, com títulos como "Cidade dos Abismos"; "Bori", "Desaprender a Dormir" e "Dois Garotos Que Se Afastaram Demais do Sol", além do  programa Queer.doc com: A Última Imagem, Transversais; e Perto de Você, de Cássio Kelm, que terá sua estreia internacional na próxima edição do IDFA, um dos mais importantes festivais de documentários do mundo.

O evento é uma realização da Associação Cultural Mix Brasil, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e conta com a iniciativa da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio de Mercado Livre, Itaú e Spcine e apoio de Sesc e Biblioteca Mário de Andrade. 

Compartilhe:

  • 0 medalha