Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Lançamento

23 Março 2022 | Renata Vomero

Amadurecido e propondo debate, "Alemão 2" amplia espectro da polícia e das comunidades

Sequência do sucesso de 2014 chega em 31 de março nos cinemas

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Depois de oito anos, chega aos cinemas Alemão 2 (Manequim Filmes), sequência do sucesso de 2014 que retratou a violência nas comunidades do Rio de Janeiro pacificadas e ocupadas pela polícia. Em quase uma década, o longa dirigido por José Eduardo Belmonte propõe um olhar amadurecido com relação ao antecessor, bem como aprofunda as complexidades quando se trata deste assunto.

Publicidade fechar X

“O primeiro Alemão foi um marco. É uma evolução muito grande de preencher espaços que o primeiro não preenchia. O filme tem muita ação, mas também propõe uma reflexão. A ideia de fazer a sequência, inclusive, já nasceu no set do primeiro filme”, revelou Rodrigo Teixeira, produtor do filme em coletiva de imprensa realizada, hoje (23), em São Paulo, com a equipe do filme.

Neste sentido, fica evidente que, embora a ideia da sequência tenha surgido no set do primeiro filme, esta quase uma década até que ele chegasse ao circuito comercial, mas também o tempo para que fosse desenvolvido no meio disso, foi fundamental para entender exatamente o que Alemão 2 tinha que ser: um filme que retratasse a questão da violência policial nas comunidades por um prisma de maior profundidade, ampliando assim, o espectro da polícia e destas comunidades, especialmente das pessoas que vivem nelas.

“Nossa ideia é que fosse polifônico, que não mostrasse uma polícia única e que ampliasse o espectro do filme”, explicou o diretor José Eduardo Belmonte.

E seu comentário foi bem complementado pelo do ator Digão Ribeiro, que vive Soldado, traficante do Alemão que é alvo da ação conjunta da polícia para ser capturado e tem arco em que lhe é propiciado mais camadas e humanização, diferente do perfil estigmatizado que estes personagens costumam ser retratados em tela.

“Quando vi o Alemão 1 tinham questões ali que doeram em mim, mas pensei que seria legal fazer a sequência porque dava para fazer diferente com relação ao retrato destas questões sociais e raciais. Conseguimos, então, enriquecer o processo ao longo do desenvolvimento e sabíamos que não era só um filme de ação, mas também de denúncia, já que fala da violência policial, uma questão de política pública”, e quanto a sua mensagem foi categórico: “o longa fala que tem gente que continua morrendo nas comunidades, tratar a mensagem como algo além disso vai se perder”.

E quanto a isso fica evidente que a equipe trabalhou de forma bastante colaborativa, embora o roteiro tenha sido feito em sete anos e tivesse passado por diversas mudanças até se encaixar melhor na realidade atual, abrindo espaço para as mulheres, principalmente as mulheres pretas, estas colocadas nas mais diversas posições no filme, evidenciando a pluralidade – essa que teve reflexo na equipe por trás das telas também.

Desta forma, também se revela o caráter comercial do longa, que abraça tanto o tema da política e debate social, quanto da ação e drama policial, tornando-se, claro, um filme de gênero.

“Fazemos cinema para o público, embora muito se inverta a lógica atualmente, mas queremos conversar com o público. A pandemia é triste e injusta e tem muita gente que ainda não voltou à sala escura. Nosso cinema estava em ascensão, sendo 2019 um dos melhores anos para o cinema nacional. Precisamos fazer o público voltar. Temos um governo que combate a cultura e precisamos contra-atacar, e fazemos isso estando aqui com essa equipe. Nosso filme de ação não deixa nada a desejar para filmes estrangeiros.  O cinema passa por uma nova lógica, o financiamento mudou de mão, ficando com o streaming. Estamos vivendo uma revolução de público, exibição e distribuição”, ressaltou Rodrigo Teixeira.

Alemão 2 é o primeiro filme distribuído pela recém lançada Manequim Filmes, braço de cinema mais comercial da Vitrine Filmes. O longa deve abrir em 300 salas em sua estreia oficial em 31 de março, mas passará a contar com sessões antecipadas já nesta semana em 67 salas de 22 cidades.

Com produção da RT Features, e coprodução da Buena Vista International e Canal Brasil, Alemão 2 tem no elenco os nomes de Vladimir Brichta, Gabriel Leone, Leandra Leal, Aline Borges, Dan Ferreira, Digão Ribeiro, Zezé Motta, Mariana Nunes, Démick Lopes, Ricardo Gelli, Lucas Sapucahy, Alex Nader e Rafa Sieg.

Compartilhe:

  • 0 medalha