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22 Abril 2022 | Renata Vomero

Com canção original de Baco Exu do Blues, HBO Max Brasil cria campanha inovadora para estreia de "Batman"

Filme chegou nesta semana na plataforma depois de ser sucesso nos cinemas

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(Foto: Warner)

Em torno de 45 dias atrás, Batman (Warner) estreava nos cinemas, movimentando o público sedento para ver essa versão do Homem-Morcego de Matt Reeves interpretada por Robert Pattinson. Sucesso consolidado na telona, o filme chegou nesta semana na HBO Max, que criou uma campanha inovadora conectando a Gotham da história, com o Brasil, por meio de canção original do rapper Baco Exu do Blues.

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Pensando justamente neste fio condutor para trabalhar a estreia na plataforma, a equipe de marketing, liderada por Louise Faleiros, pensou na música como melhor forma de trazer o awareness para a disponibilidade do filme no streaming.

A partir disso surgiu a ideia de convidar Baco Exu do Blues para compor uma música pensando nessa ideia de uma Gotham brasileira. Desta forma nasceu Gotham é Aqui, primeiro divulgada pelo próprio rapper como uma canção nova, depois disponibilizada no Spotify e nesta quarta-feira (20) ganhou videoclipe, agora com a parceria para o filme de Batman na HBO Max anunciada.  

“Trabalhamos em cima dos pilares do filme e um deles é o lado escuro de Gotham, o lado da corrupção e como as pessoas vivem na cidade violenta e sobrevivem. Então nosso time trouxe a ideia de ter uma música original de um rapper. Sempre pensamos em nossas ideias localmente, precisávamos vir com alguma coisa nova, que movimente as pessoas e que leve as pessoas a quererem ver na plataforma. Embora o filme seja global, sempre precisamos pensar localmente, pensando nos códigos daqui que conectassem com o público brasileiro”, explicou Louise Faleiros, diretora de marketing da HBO Max Brasil, em entrevista ao Portal Exibidor.

Foi assim que veio a ideia de convidar Baco Exu do Blues para fazer a composição, inclusive, porque a ideia é que fosse uma música dele, uma composição própria e que tivesse sua identidade. Com isso, as pessoas só entenderiam que o lançamento faz parte da campanha quando isso fosse anunciado mais para a frente.

“Como HBO Max não estamos lançando o filme, porque ele já foi lançado para o cinema. O que estamos fazendo é celebrar o lançamento de Batman na nossa plataforma, é gerar awareness de que o filme saiu direto do cinema e está agora na nossa plataforma”, ressaltou a executiva.

Desta forma, a campanha consegue ser mais focada nestas duas questões, tanto de divulgar Batman na plataforma, quanto a HBO Max em si, tendo em vista que o filme já foi trabalhado pela própria Warner antes de estrear nos cinemas.

“É muito positivo para a gente essa janela de 45 dias, o filme está quente e no imaginário das pessoas. Essa é uma mensagem que a gente sempre passa, os fãs falam sobre isso, é muito positivo. A gente não tem que trabalhar só a mensagem em cima do filme em si, é a mensagem em cima do conceito do cinema para a sua casa. O Batman é um gancho para promovermos a plataforma, usamos o filme como uma ferramenta de promoção. Não fazemos uma campanha tão extensa, geralmente trabalhamos uma semana antes, porque o cinema está trabalhando com o filme ainda. E aí criamos esse awareness sobre chegar na plataforma”, reforçou.

Essa estratégia é diferente dos títulos que chegam exclusivamente na HBO Max, estes começam a ser trabalhados cerca de três semanas antes da estreia. Em todos os casos, há em comum o reforço de marca da campanha, sempre com os materiais puxando para o roxo tradicional da plataforma e todos os seus códigos já conhecidos.

E Louise ainda compartilhou conosco já algumas respostas sobre a chegada de Batman, reações que já reverberam nas redes entre os fãs do rapper e também de Batman. Além disso, o longa já é o filme vindo do cinema de maior sucesso na plataforma no país e a ideia é aproveitar esse feriado prolongado para crescer ainda mais seu engajamento.

Batman entrou em cartaz em 3 de março e levou mais de 5 milhões de pessoas para os cinemas do Brasil. O filme soma arrecadação global de US$750 milhões.

Confira o videoclipe de Gotham é Aqui:

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