Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Exibição

13 Maio 2022 | Yuri Codogno

Cinemateca reabre ao público com mostra e filme inédito de Zé do Caixão

Com ingressos gratuitos, programação ocorre entre os dias 13 e 15 de maio

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Após dois anos fechada, a Cinemateca Brasileira reabre as portas para o público com mostra e filme inédito de José Mojica Marins, popularmente conhecido como Zé do Caixão. A programação será nos dias 13, 14 e 15 de maio. Os ingressos, por sua vez, são gratuitos e serão distribuídos uma hora antes de cada sessão.

Publicidade fechar X

A Praga, filme de Mojica, será exibido pela primeira vez ao público. O longa foi filmado em 1980, mas permaneceu inacabado por mais de 20 anos por falta de recursos. Para que fosse possível completar a obra, o produtor e diretor Eugênio Puppo pegou as cenas originais, filmou cenas adicionais - incluindo o retorno de Mojica como Zé do Caixão apresentando a história - dublou as falas através de leitura labial, inseriu efeitos visuais, editou e supervisionou o processo de pós-produção. A restauração d’A Praga foi finalizada somente após a morte de Mojica, em fevereiro de 2020, e foi apresentada em outubro do ano passado no Festival de Cinema de Sitges, na Espanha, considerado um dos maiores eventos de horror do mundo.

O filme será exibido no primeiro dia do evento, assim como o curta-metragem A Última Praga de Mojica (2021), dirigido por Cédric Fanti, Eugenio Puppo, Matheus Sundfeld e Pedro Junqueira. O fim de semana segue com filmes pouco exibidos do mestre do terror brasileiro, como A Encarnação do Demônio, Trilogia de Terror, O Despertar da BestaExorcismo Negro. Na programação também consta uma mesa de diálogo sobre vida e obra do cineasta, que serão discutidas com o biógrafo André Barcinski e com dois dos realizadores de A Encarnação do Demônio, o cineasta, produtor e editor Paulo Sacramento e o roteirista e diretor Dennison Ramalho.

 

Confira a programação completa:

Dia 13 de maio, sexta-feira, na área externa (500 lugares);

  • 19h: Abertura;
  • 20h: A Última Praga de Mojica (17 min) e A Praga (52 min).

Dia 14 de maio, sábado, na Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para cadeirantes);

  • 16h: Mesa com André Barcinski, Dennison Ramalho e Paulo Sacramento;
  • 18h: Encarnação do Demônio (94 min);
  • 20h: Trilogia de Terror (101 min)

Dia 15 de maio, domingo, na Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para cadeirantes);

  • 18h: O Despertar da Besta (Ritual dos Sádicos) (92min);
  • 20h: Exorcismo Negro (100 min).

Compartilhe:

  • 1 medalha