Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Lançamento

28 Julho 2022 | Renata Vomero

"O importante para nós é difundir e promover o cinema, onde for", dizem idealizadoras do Cinema de Fachada

Projeto foi criado na pandemia por Alice Braga e Bianca Comparato e realizará première de "X-A Marca da Morte" nesta semana

Compartilhe:

(Foto: Bia Ferrer)

Em 2020, durante o auge da pandemia de Covid-19, o casal de atrizes Alice Braga e Bianca Comparato seguiu o ímpeto de tentar trazer alguma forma de conforto às pessoas por meio da arte, no caso, o cinema. Com isso, elas criaram o projeto Cinema de Fachada, com a ideia de projetar filmes em fachadas de prédios no Rio de Janeiro, mesmo estando isoladas nos EUA.

Publicidade fechar X

“Nossa ideia era dar algum alento num momento de crise como a pandemia. Fazer o cinema assumir o papel de viagem e viajante. E deixar uma mensagem positiva que seja lá onde estamos ou para onde vamos, há de haver um horizonte”, responderam as artistas.

Conectadas com amigos e colaboradores daqui, idealizaram a iniciativa com parcerias que passam pela MUBI, Museu do Pontal, Grupo Estação, Cine Anhangá e diversas distribuidoras e players brasileiros para garantir um entretenimento acessível ao público, tendo em vista que na maior parte das vezes se tratam de pré-estreias a preços promocionais.

É o caso da parceria que o projeto fez com a PlayArte Pictures Brasil para o lançamento de X- A Marca da Morte, que estreia oficialmente nos cinemas em 11 de agosto, no entanto, já conta com sessões antecipadas em alguns lugares do Brasil.

O evento acontecerá nesta sexta-feira (29), no Estação Net Botafogo, Rio de Janeiro, às 21h20. O filme é uma produção da A24 e tem direção de TI West, sendo um slasher que homenageia clássicos do terror ao retratar um grupo de jovens que se isola no deserto para as gravações de um filme adulto até que passam a ser ameaçados por esse assassino oculto.

“Adoramos filmes de terror. O Cinema de Fachada nasceu como um lugar que homenageia o cinema, mantem ele vivo mesmo em tempos difíceis. Ver como X também homenageia grandes clássicos se alinha muito com a nossa curadoria”, explicaram as atrizes.

Elas ainda reforçaram que assim que souberam sobre o lançamento do filme pela PlayArte, logo buscaram a distribuidora para fazer a première no Brasil, especialmente pelo fato da protagonista Mia Goth ser neta de brasileiros.

Outro ponto interessante é a longevidade do projeto, agora com os cinemas brasileiros reabertos, a ideia se mantém ativa, com novos parceiros chegando para o projeto e novas ações, que elas ainda não podem divulgar, sendo idealizadas.

“Um pilar importante do Cinema de Fachada é acessibilidade e difusão do cinema. Então, seguir mesmo depois da pandemia segue fazendo muito sentido pra nós. Nossa ideia é ajudar a fazer premieres mais acessíveis ao público, seja via livestream, como fizemos com a MUBI, seja fazendo sessões gratuitas como Museu do Pontal ou seja abrindo a premiere a preço popular como estamos fazendo agora com a Playarte e o Grupo Estação. As premieres muitas vezes são fechadas para convidados VIPs mas acreditamos que pode ser muito legal abrir também esse espaço aos fãs, aos amantes de cinema, ao público. O importante pra nós é difundir e promover o cinema, onde for”, finalizaram.

Os ingressos para a pré-estreia de X – A Marca da Morte no Rio de Janeiro podem ser adquiridos no link.

 

Compartilhe:

  • 0 medalha