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13 Dezembro 2022 | Yuri Codogno

Novo filme de Ari Aster, "Beau is Afraid" é adquirido pela Diamond Films para distribuição no Brasil

Longa de terror deve dar sequência aos bons números que o gênero vem obtendo em 2022

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(Foto: Divulgação)

Em um ano em que o cinema brasileiro - assim como o do restante do mundo - tenta se reerguer das consequências da pandemia ainda vigente, um gênero cinematográfico chamou atenção pela facilidade de levar seu público às salas escuras: o terror. Apesar dos valores arrecadados não conseguirem bater de frente com os blockbusters, os filmes de terror conquistaram bons números, mesmo sendo um gênero mais voltado a um nicho específico.



E para o ano que vem, mais um longa de terror deve seguir pelo mesmo caminho. A Diamond Films anunciou a aquisição de Beau Is Afraid, o próximo filme da A24 com o cineasta Ari Aster, provavelmente um dos maiores nomes do gênero dos últimos anos. Estrelado por Joaquin Phoenix, o elenco do longa também conta com Nathan Lane, Patti LuPone, Amy Ryan e Kylie Rogers e o lançamento nos EUA está previsto para 22 de abril, mas ainda sem data definida no Brasil.

Ainda não há maiores informações sobre o projeto, sabendo-se apenas que ele vem sendo descrito como “filme de terror surrealista ambientado em um presente alternativo” e que irá pender um pouco mais para a comédia. Se levarmos em consideração seus dois primeiros filmes, a mistura de gêneros será uma novidade para Ari Aster nas telonas.

A estreia do cineasta foi com Hereditário (Diamond/Galeria), em 2018. Considerado um dos melhores filmes de terror de todos os tempos - talvez o melhor, na opinião de quem os escreve -, o longa obteve uma arrecadação global de US$ 82,5 milhões, valor considerado bom para o gênero.

No ano seguinte, o cineasta ousou ao lançar uma história de terror que se passa quase que inteiramente com a presença da luz do dia, indo contra o imaginário popular de que o terror deve ser obrigatoriamente de noite ou com paletas de cores mais sombrias. Midsommar - O Mal Não Espera a Noite (Paris Filmes) não apenas foi responsável pelo primeiro sucesso da atriz Florence Pugh, revelando-a ao mundo, como fez quase US$ 50 milhões mundiais em bilheteria, considerado uma boa arrecadação frente aos US$ 9 milhões do orçamento.

Se pautando em seus antecessores, que pouco tem a ver um com o outro, Beau is Afraid deve surpreender em sua narrativa e muito provavelmente movimentará o mercado para os fãs do gênero. 

O terror no Brasil em 2022

Voltando ao que foi falado no início do texto, em que foi dito que 2022 foi um bom ano para o gênero, nove dos 50 títulos mais vistos nos cinemas até este momento são de terror, segundo o Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA): Órfã 2: A Origem (Diamond/Galeria), O Telefone Preto (Universal), Sorria (Paramount), Pânico (Paramount), Não! Não Olhe! (Universal), Halloween Ends (Universal), Exorcismo Sagrado (Imagem FIlmes), A Luz do Demônio (Paris) e O Homem do Norte (Universal). Juntos, esses nove filmes venderam mais de 7,5 milhões de ingressos, representando 8,6% de todos os tickets comercializados este ano. 

Isso sem considerar outros filmes, como Convite Maldito (Sony), Morte, Morte, Morte (Sony), X - A Marca da Morte (Playarte Pictures) e Men - Faces do Medo (Paris Filmes), que eventualmente figuraram no top 10 dos mais vistos das semanas. Além de Noites Brutais, que no Brasil estreou diretamente no Star+, mas que nos EUA fez US$ 40 milhões, e Terrifier 2 (Imagem Filmes), que lá fora fez mais de US$ 10 milhões e no Brasil irá estrear na última semana do ano.

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