Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Streaming

06 Fevereiro 2023 | Renata Vomero

Amazon registra aumento de 28% de investimentos em conteúdo em 2022

Empresa divulgou seu balanço fiscal do quarto trimestre

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A Amazon divulgou na última semana o balanço financeiro de seu quarto trimestre. Com receita de US$ 149,2 bilhões e lucro de US$2,7 bilhões. Desta forma, o lucro por ação ficou em US$1,39. Os valores superaram as estimativas de Wall Street.



Embora tenham sido particularmente misteriosos com os valores relacionados ao Prime Video – que inclui assinatura do serviço de streaming de cinema, também o de música e entregas mais rápidas e sem frete no marketplace –, os executivos da empresa reforçaram a importância do serviço e o crescimento em seu engajamento, especialmente impulsionado pela série do universo de O Senhor dos Anéis, Os Anéis de Poder, e também pelo Thursday Night Footbal, com exibição dos jogos da NFL.

O sucesso não vem sem custos, portanto, a Amazon declarou o gasto de US$16,6 bilhões em conteúdo em 2022, isso representou um aumento de 28% com relação aos valores de 2021. A própria série de fantasia do universo de O Senhor dos Anéis custou US$450 milhões para ter sua primeira temporada produzida, considerado o investimento mais caro da história para a mídia.

Segundo os executivos, a produção atraiu alto número de assinantes no período que estava sendo exibida (embora não tenham revelado quantos), somando 100 milhões de espectadores e gerando mais de 24 bilhões de minutos assistidos.  E para os jogos da NFL, a Amazon reportou aumento de 11% em sua audiência.

A maior parte dos gastos são em licenciamento de conteúdos e na produção de novos títulos originais. Desde o fim do ano passado, parte dos filmes da Warner, na HBO Max, estão sendo disponibilizados na plataforma, uma tentativa do estúdio para capitalizar com seu catálogo e amortizar os gastos com seu próprio streaming.

Quanto à Amazon, também fez parte dos custos a consolidação do contrato de aquisição do estúdio MGM, que valeu para a empresa US$8,5 bilhões. Um dos mais clássicos estúdios de Hollywood, o MGM contem um dos maiores e mais ricos catálogos da indústria.

Para 2023, a expectativa é de que crescimento dado o aumento na robustez do cardápio do streaming. No fim de 2022, a gigante do ecommerce anunciou  um investimento de US$1 bilhão para o lançamento de suas produções nos cinemas, juntando um montante de 12 a 15 filmes por ano na telona.

Embora o formato de lançamento e o line-up ainda não tenham sido formalizados, a compra do MGM pode gerar uma série de insights do que vem por aí. O próprio anúncio dessa mudança no formato de negócios da Amazon já fez, na época, as ações dos cinemas subirem com tamanho investimento. Ainda não se sabe se isso será em caráter global ou apenas na América do Norte.

Compartilhe:

  • 0 medalha