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04 Abril 2023 | Renata Vomero

Com filme em cartaz, Iafa Britz mira no esforço conjunto para reconstruir o cinema nacional: "tijolinho por tijolinho"

Migdal Filmes, produtora fundada por Iafa, está por trás de La Situación, em cartaz nos cinemas

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(Foto: Divulgação)

Estreou em 23 de março, a comédia no estilo “feel good” La Situación (Disney). Dirigido por Tomás Portella, o longa é uma realização da Migdal Filmes, fundada por Iafa Britz, uma das produtoras mais reconhecidas do mercado.

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O filme é protagonizado por Natália Lage, Júlia Rabello e Thati Lopes. O “road movie” traz uma história cheia de reviravoltas e muitos perrengues vividos por três mulheres que embarcam em uma viagem para a Argentina em busca da herança de uma delas.

Inclusive, em uma outra entrevista ao Portal Exibidor, em 2021, Iafa relatou a expectativa em torno desta produção, rodada no Uruguai, e que seria uma aposta com potencial de encontrar bom público nos cinemas, já que por ser um filme mais leve, poderia ser justamente o que o público estava procurando no pós-pandemia.

Ela ainda acredita que esse tipo de conteúdo funcione nesse momento, mas, mais ainda, os títulos do tipo “filme-evento”, que ganham tração com as audiências e são, neste momento, os maiores responsáveis por trazer público aos cinemas. Ou seja, que mobilizem as pessoas a não perderem aquele filme, dando a sensação de que estão perdendo algo, um must see.

“Nosso trabalho é encontrar esses filmes, esse tema que o público não viu, que nem sabe que quer ver, esse sempre foi o nosso trabalho. A gente está procurando o que o público quer vivenciar, experimentar e sentir fora de casa”, destacou a produtora ao Portal Exibidor. O foco, para ela, tem que ser total pensando nas produções para cinema.

Bom, experiência é o que não falta para Iafa Britz encontrar tais filmes que façam o público se movimentar para assistir na tela grande. Com mais de 20 anos de carreira, ela assina a produção de alguns dos maiores sucessos nacionais da história, como a franquia Minha Mãe é Uma Peça, Nosso Lar, Se Eu Fosse Você, Linda de Morrer, M8-Quando a Morte Socorre a Vida, Divã, entre muitos outros.

Nesta robusta trajetória, além de ter fundado a Migdal Filmes, em 2010, Iafa também pode desenvolver sua carreira em paralelo ao crescimento da indústria audiovisual como um todo, sendo testemunha de diversos marcos de sua história e entendendo justamente os caminhos que precisam ser trilhados para manter o setor em constante vigor.

Depois de uma crise do tamanho desta que acabamos de viver, seria tolo de nossa parte não ouvi-la para entender o que o mercado precisa neste momento em que a indústria caminha a passos lentos e o cinema nacional ainda enfrenta dificuldades para encontrar seu público de volta à sala escura. Aliás, a própria Iafa contou que ouviu relatos de espectadores de que La Situación foi o primeiro filme brasileiro que viram desde a pandemia.

“A gente tem que dar uma força ao cinema nacional, tem que colocar uma energia maior para estar daqui um ano ou dois em uma posição que a gente já esteve. É um processo de construção importante para cada filme nacional, mostrar nossos filmes, elencos, cartazes, mesmo que o resultado só venha lá na frente, isso é estratégico e político. E vai dar resultado”, comentou a produtora, acreditando que este trabalho, sendo bem realizado agora, encontrará excelentes frutos a partir do ano que vem.

Neste sentido, é reforçada a importância de algo que o mercado ainda enfrenta dificuldades, de se unir em prol dessa indústria, pensando desde o início de uma produção até a chegada no público final, cada um encarando a sua responsabilidade e entendendo que é um momento de reconstrução, então, acima de tudo é preciso confiança e paciência.

“Temos que investir energia, tempo e estratégia para essa reestruturação, tijolinho por tijolinho para que o público readquira o hábito de querer se ver no cinema e a gente fazendo o melhor filme possível, com a melhor distribuição possível, com a melhor estratégia possível para exibição. A gente precisa fazer isso, mas precisa mudar o mindset geral daqui para frente”, conta ela, se referindo ao senso comum que ronda o setor de tempos em tempos de que não tem público para o cinema nacional.

Como já dissemos, Iafa Britz já viu o mercado se deparar com as mais diversas crises e entende o quanto é crucial não deixar se abater por elas. Neste sentido, sua perspectiva é de total otimismo, do contrário ela não teria tantos projetos fortes já em diversas fases de desenvolvimento no line-up da Migdal Filmes.

Entre eles a série Body by Beth, os longas Overman, de Tomás Portella e que adapta uma tirinha da Larte, 7 a 1, de Pedro Amorim, As Polacas, de João Jardim, que traz uma temática crucial na atualidade, Geni e o Zepelim, de Anna Muylaert, (Des)controle, de Cris D’ Amato, entre muitos outros.

“Temos um line-up relativamente grande, esse é o tamanho do quanto acredito na força de boas histórias na sala de cinema”, reforçou.

Muitos desses títulos somam esforços e parcerias de diversos outros players, tanto das majors, quanto das empresas nacionais, o que é de suma importância para a sustentabilidade da indústria como um todo. A palavra de ordem, então, é de comprometimento. E isso também envolve o mercado exibidor.

“A gente entende que o exibidor saiu muito machucado da pandemia, mas agora é hora de ter um pensamento não só político, mas estratégico para pensar cada filme brasileiro, nessa reconstrução, mais uma da nossa história, talvez a mais profunda. É hora de pensamento estratégico conjunto, não dá para deixar o filme brasileiro de lado, de escanteio, que faz sucesso e diferença na vida de todo mundo”, concluiu.

La Situación tem produção da Migdal Filmes, coprodução Caravela Filmes e Star Original Productions e distribuição Star Distributions. Iafa Britz participará de uma mesa na Rio2C, na próxima semana, sobre o futuro do cinema e como qualificar a experiência cinematográfica.

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